Relatorio fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Utilizamos a Lei de Ohm, assim designada em homenagem ao seu formulador Georg Simon Ohm, indica que a diferença de potencial (E) entre dois pontos de um condutor é proporcional à corrente elétrica (I).
Quando essa lei é verdadeiro num determinado resistor, este denomina-se resistor ôhmico ou linear. A resistência de um dispositivo condutor é dada pela fórmula:
R=V/I
Onde:
E é adiferença de potencial elétrico (ou tensão, ou ddp) medida em Volts
R é a resistência elétrica do circuito medida em Ohms
I é a intensidade da corrente elétrica medida em Ampères
E não depende da natureza de tal: ela é válida para todos os resistores. Entretanto, quando um dispositivo condutor obedece à Lei de Ohm, a diferença de potencial é proporcional à corrente elétrica aplicada, isto é, aresistência é independente da diferença de potencial ou da corrente selecionada.
Diz-se, em nível atômico, que um material (que constitui os dispositivos condutores) obedece à Lei de Ohm quando sua resistividade é independente do campo elétrico aplicado ou da densidade de corrente escolhida.
Um exemplo de componente eletrônico que não possui uma resistência linear é o diodo, que portanto não obedeceà Lei de Ohm.
Conhecendo-se duas das grandezas envolvidas na Lei de Ohm, é fácil calcular a terceira:
I=V/R R=V/I
A potência P, em Watts, dissipada num resistor, na presunção de que os sentidos da corrente e da tensão são aqueles assinalados na figura, é dada por:
P=V I
Logo, a tensão ou a corrente podem ser calculadas a partir de uma potência conhecida:
I=P/V V=P/I

1. FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA

Encontramos ao nosso redor inúmeros corpos, os quais possuem uma resistência, sendo ela alta ou baixa. A resistência pode ser medida aplicando uma diferença de potencial entre os extremos do condutor, gerando assim uma corrente entre os pólos do condutor podendo-se assim calcular sua resistência através da equação:

Onde (V) é a tensão aplicada nos extremos do condutor e ( i ) aintensidade de corrente gerada que atravessa o condutor.
Quando R não depende do valor de i, ou seja, a razão V/ i é uma constante, então o resistor obedece à lei de Ohm, mas nem sempre a resistência vai ser constante ela pode variar, nos resistores cuja relação entre V e i não é uma relação linear, ou seja, R não é uma constante, é dito resistores não ôhmicos. Um exemplo de resistor não ôhmico é alâmpada incandescente. Vejamos dois gráficos mostrando a diferença entre um resistor ôhmico e um não ôhmico, em seguida veremos alguns elementos resistivos não lineares:

a) RESISTORES PTC E NTC

O NTC é um componente resistivo que responde com uma diminuição do valor ôhmico à medida que a temperatura se eleva (coeficiente negativo de temperatura), enquanto que o PTC , possuemcaracterística inversa , responde com um aumento do valor ôhmico à medida que a temperatura se eleva, conhecido também como posistor. (coeficiente positivo de temperatura), ambos os resistores são chamados de termistores.
Em principio ambos podem ser utilizados como sensores, porém alguma diferença de conceito os distingue, conforme a aplicação. O PTC por exibir características de maior linearidade esensibilidade é o mais apropriado quando se exige melhor resolução. Tanto o PTC como o NTC inserido num circuito eletrônico dissipa uma potência própria representada pelo aquecimento produzido pela passagem da corrente elétrica. No NTC, esta característica pode assumir um caráter destrutivo, pois o efeito é de avalanche térmica, já com o PTC a situação é inversa, ele apresenta característica deestabilidade: uma elevação da temperatura externa provoca uma elevação da resistência, assim como mostra a figura abaixo:

A relação entre a resistência R e a temperatura TEMP é expressa através da seguinte equação:

R=R0 [ 1+ ( T-T0 ) + ( T-T0 )2 + ( T-T0 )3 + ...]

b) RESISTORES VDR

Certos resistores apresentam variação da resistência devido a diferentes tensões que lhes são aplicadas,...
tracking img