Relatorio fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Com o objectivo de estudar as curvas características de Resistores Lineares e não Lineares foi realizado o presente trabalho laboratorial. Com uso de um resistor metálico, um varistor e uma lâmpada foram levadas a cabo as experiências, com ajuda de aparelhos apropriados e instrumentos de medição de voltagem e corrente foram colhidos os dados e apresentados em tabelas com seus respectivosgráficos para melhor compreensão do comportamento desses dispositivos.

INTRODUÇÃO
Os resistores são elementos eléctricos que de uma forma directa ou indirecta fazem-se presente do nosso dia-a-dia, sendo o mais comum e não menos conhecido a lâmpada. Para o estudo destes elementos, serão aplicados os conhecimentos fornecidos pela lei de Ohm.

OBJECTIVO
Estudar as curvas característicasde Resistores Lineares e não Lineares.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Um dispositivo condutor obedece á lei de Ohm quando a sua resistência entre dois pontos quaisquer for independente do módulo e da polaridade da diferença de potencial que foi aplicada entre estes pontos.
É muito comum cometer o erro de dizer que a equação V=Ri é uma expressão da lei de Ohm, o que não constitui verdade! Esta equaçãopermanece como a definição geral para a resistência de um condutor e se aplica a todos os condutores, independentemente de eles obedecerem ou não à lei de Ohm.

Elemento resistivo linear ou Óhmico
É aquele em que a razão entre a d.d.p. aplicada e a intensidade de corrente que o atravessa é constante. Ou seja, a resistência R do elemento resistivo é constante; e a curva V×I é linearElementos resistivos não lineares
São aqueles para os quais a razão entre a d.d.p. aplicada e a intensidade de corrente que o atravessam não é constante. Ou seja a resistência R do elemento não é constante, Isto implica que a sua curva V×I característica não é uma recta. Assim em cada ponto define-se uma resistência aparente pela razão entre a ordenada e a abcissa correspondente a um ponto da curva.Este comportamento de não linearidade da curva, pode depender de valores tais como a temperatura, iluminação, tensão, terminais do elemento, etc.

Filamento de fio metálico de uma lâmpada
A resistência depende da temperatura conforme a relação:
R=R_0 [1+α(t-t_0 )+β(t-t_0 )^2+γ(t-t_0 )^3 ]
Onde R_0é o valor da resistência à temperatura de referência. Eles serão positivos quando um aumento naprovocar um aumento na resistência. É o nosso caso, e serão negativos quando um aumento de temperatura implicar na diminuição de R.

Resistores tipo V.D.R.
Algumas substâncias têm a propriedade de apresentar diferentes resistências para diferentes tensões. Uma destas substâncias é o carbeto de silício, muito usado em componentes eléctricos. Este componente é conhecido como V.D.R. (resistordepende da voltagem) ou varistor.
A relação entre a corrente contínua que passa no V.D.R. e a tensão aplicada e V=〖CI〗^B, onde C e B são constantes que dependem do material e do seu processo de fabricação e V é a d.d.p. aplicada no elemento, I é a intensidade da corrente através do elemento, C e B, são constantes para cada V.D.R.
Se linearizarmos a função, temos:
log V/V_0 =logC+Blog I/I_0 I
Onde adivisão pelas unidades de corrente e tensão (I_0,V_0), torna-se necessária, pois não têm significado logaritmos de números que não sejam adimensionais.
Os valores de C e B podem ser determinados através de um gráfico em papel di-log em que C é o coeficiente linear da recta e B o coeficiente angular da recta.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Material Necessário:
1 Amperímetro
1 Voltímetro1 Fonte C.C
1 Resistor com código de cores
1 Lâmpada
1Varistor
Cabos


Experiência I – Resistor Metálico
Montou-se o circuito da figura 1, sem se ligar a fonte:

Fig. 1

Chamou-se o professor para conferir a montagem e ligar a fonte;
Fez-se uma tabela para anotar as tensões e os valores de corrente correspondentes;
Colocou-se o botão da corrente na fonte, no valor máximo;...
tracking img