Relatorio fisica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Feira de Santana

Relatório de física prática
Disciplina de Física I - Prática

Feira de Santana
2012

Universidade Estadual de Feira de Santana

Aulas 2 e 3
Disciplina de Física I - Prática

Professor: João de Azevedo Cardeal

Brenna Oliveira Moura Silva
Guido Acauã Vieira
Tamille Cristhiane de Santana Luz
Yasmim Lopes

Feira de Santana
2012Objetivo
Fazer medições de objetos utilizando régua, paquímetro e micrômetro.
Introdução
O objetivo das ciências experimentais é o estudo qualitativo ou quantitativo de propriedades da matéria. Portanto, os instrumentos introduzidos para aferir uma medida interferem diretamente na margem de erro, também introduzida no experimento.
O grau de precisão de cada parelho não é capaz de anular os errosexistentes. O que ocorre é ma interferência, amior ou menos por parte de cada parelho, o que também não pode ser determinado com precisão.
A introdução de erros segundo a literatura pode ser do tipo erro escala (Maximo erro aceitável cometido devido à limitação da escala do instrumento), erro sistemático (pratiamente não varia, segue uma regra definida) ou erro aleatório (decorrente de mudançasestatísticas imprevisíveis). O erro associado a uma medida é a soma de todos os erros.
Quando se realiza varias medidas, seguindo o sistema de unidades das grandezas físicas utilizadas nos experimentos, os resultados irão diferir entre si. Aplicando a matemática adequadamente, isto é, levando em conta os erros, os desvios e a imprecisão do material utilizado para realizar a medida, pode-se chegar a umvalor muito próximo do valor verdadeiro de uma propriedade física, qualquer que seja ela.
Devido a essa imprecisão dos resultados é importante citar que a medida de uma propriedade física não deve apresentar algarismos aleatórios em sua representação, deve-se considerar apenas os algarismo significativos, aqueles que trazem a precisão mais próxima da real, com base no instrumento que foiutilizado para obtê-lo. Nem sempre esses valores estão em conformidade com as representações de uma medida ou com os resultados das operações matemáticas realizadas.
Em resumo, aferir medidas é, na verdade, uma tentativa que se aproximar ao valor real dessa grandeza, uma comparação com a unidade que depende diretamente do instrumento de medida utilizado e sua precisão, da capacidade de pericia doobservador e das operações matemáticas realizadas durante o processo. Uma da melhores maneiras de se ter uma valor mais próximo do real é aferir a medida diversas vezes e submeter esses valores a uma analise estatística.
Nos experimentos realizados na aula prática, foram realizadas diversas aferições de medidas e o que se chama de medidas inderetas foi calculado da seguinte maneira:
1) Após aferiruma quantidade de medidas (de 10 a 15), calcula-se a media aritmética dessas medidas e em seguida o desvio de cada uma delas (este por sua vez é calculado subtraindo-se a média calcula dos valores medidos).
2) Após o calculo do desvio de cada medida, calculou-se o desvio total (somando os desvios encontrados) obtendo-se um desvio que quanto mais perto de zero, garante melhor precisão dasmedidas.
Materiais Utilizados
* Paquímetro
Instrumento utilizado para aferir dimensões de uma peça, sejam elas lineares externas, de profundidade ou internas. É composta por uma régua graduada com um encosto fixo, sobre o qual desliza um cursor que permite o ajuste da peça. Sua precisão é de 0,05mm.
* Micrômetro
Instrumento utilizado para medir distâncias, espessuras ou ângulos diminutos. Seusistema de funcionamento é descrito como semelhante ao de um parafuso e uma porca. É como se houvesse uma porca fixa e um parafuso móvel, e este, se der uma volta ompleta, provocara um deslocamento igual ao seu passo. Sua precisão é de 0,01 mm.
* Régua de metal milimetrada
* Bloco de madeira
Procedimento Experimental
Experimento 1: Medida do comprimento do bloco de madeira utilizando...
tracking img