Relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TANIA MARIA FERNANDES DA SILVA
RA: 191606









RELATÓRIO FINAL










BOA VIAGEM – CEARÁ
2012
• INDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: Tânia Maria Fernandes da Silva
Telefone: (88) 99070646 e-mail: taniafernandessilva@hotmail.com
Nível do estágio supervisionado: Estagio Supervisionado II
Local de Estágio: Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS I)
Endereço: R: Ana Gonçalves Nº13 – Bairro: Fátima
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Francisca Marcela Moreira Mota
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Claudia Regina Soares
Carga Horária: 102 horas aulas
Inicio: 05/03/2012 Término: 30/03/2012






















I - INTRODUÇÃO

a) APRESENTAÇÃO
O Estágio Supervisionado II do curso de Serviço Social da UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP, realizado no Centro deReferencia da Assistência Social (CRAS I). O CRAS é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. A oferta dos serviços no CRASdeve ser planejada depende de um bom conhecimento do território e das famílias que nele vivem, suas necessidades, potencialidades, bem como do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de vulnerabilidade social e das ofertas já existentes. Todo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS em funcionamento desenvolve, obrigatoriamente, a gestão da rede socioassistencial de proteçãosocial básica do seu território e oferta do Programa de Atenção Integral à Família – PAIF, independentemente da(s) fonte(s) de financiamento (se municipal, federal e/ou estadual). As atividades desenvolvidas com as famílias têm por objetivo preservar os vínculos familiares e proporcionar o acesso das famílias a cursos e capacitação. O Estágio Supervisionado II consiste na continuidade da aproximaçãocom a realidade concreta das instituições iniciada no Estágio supervisionado I. É inerente ao Estágio II a iniciação do uso, do instrumental técnico-operativo empregado pelo Assistente Social. A carga horária foi de 102 horas, através do Estágio pode se desenvolver habilidades técnicas - operativas para planejamento de ações, programas ou projetos de enfrentamento das questões sociais,executando-os e avaliando-os, desenvolver as atitudes, conhecimentos e as habilidades para realização de intervenções sociais, pesquisas, elaboração e apresentação de registros /relatórios, e preparar-se para intervir nas diferentes expressões da questão social da realidade brasileira, auxiliando a articulação de conhecimentos teóricos a pratica.




b) OBJETIVO GERAL
• Conhecer e sistematizar odiagnóstico da realidade organizacional em que estiver inserido de maneira identificar as demandas dos usuários, bem como as possibilidades profissionais.
• OBJETIVO ESPECÍFICO
• Levantamento de necessidades sociais e o conhecimento institucional
• Ênfase no diagnostico sócio institucional e na elaboração dos projetos de ação profissional.
• Vivencia do planejamento no âmbito dosprocessos de trabalho do Serviço Social

II - A ORGANIZAÇÃO:

a) Identificação da Instituição
O Estágio supervisionado II foi realizado no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS I), O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica doSistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.

b) Descrever e analisar a realidade da organização (missão,...
tracking img