relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA











RELATÓRIO FINAL







JUAZEIRO-BAHIA
2013


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAESTÁGIO SUPERVISIONADO I










JUAZEIRO-BAHIA
2013


Sumário




















1.0 IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário:
Endereço:
Telefone:
email:
Nível do Estágio Supervisionado: Supervisionado I
Local de Estágio: Centro de Referencia de Assistência Social
Nome da Supervisora Acadêmica: Ana Paula Campos da Costa
Nome do Supervisorde Campo: Iracema Uchôa Batista
Carga horária:70 h/a Inicio: 17/06/2013 Término: 08/07/2013

















Introdução

Apresenta aqui o relatório de estagio supervisionado I do curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Anhanguera– UNIDERP EAD, realizado no Centro de Referencia de Assistência Social –(CRAS) . A meta foi aperfeiçoar osconhecimentos adquiridos pelo aluno na faculdade, preparando-o para o mercado de trabalho, não basta apresentar o procedimento de estágio como fonte de informação possível de gerar novos conhecimentos sobre o estágio.
Espera-se que o estudante reflita e expresse sua reflexão utilizando a escrita como linguagem, fundamentando suas observações e suas práticas a partir da bagagem educacional. Sendoassim, o estagio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.
O estágio de Serviço Social deve estar comprometido no processo de ensino aprendizagem acompanhado de conhecimento em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância sobre aspectos tãopresentes na vida dos usuários. O SUAS apontao acesso à assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, que se articula com as três esferas do governo, através do eixo da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS),a Proteção Social Básica, tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio dodesenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, se materializando principalmente nos CRAS. Dessaforma o CRAS constituem-se como equipamento estatal que evidenciam a compreensão de que a assistência social é um dever do Estado e, em contrapartida, um direito do cidadão. O público alvosão famílias que pertencem ao Programa Bolsa Família (PBF) e aoBenefício de Prestação Continuada (BPC),ou seja, famílias que tem uma renda baixa, e também, famílias com pessoas com deficiência que não possa se sustentar ou viver sozinho, necessitando de alguém para auxiliá-lo, ou que tenha uma renda per capita inferior a1/4 do salário mínimo respectivamente. Em todas as ações realizadas pelo assistente social no CRAS a comunicação através da fala é fundamental.O estágio nos proporciona a oportunidade de termos uma linha direta com a prática das informações e atividades desenvolvidas na nossa formação profissional. O estágio foi realizado na instituição CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no município de Casa Nova – Ba. Sob a supervisão da Assistente Social Iracema Uchôa Batista.

Desenvolvimento
O CRAS é uma unidade publica do SistemaÚnico de Social (SUAS). Esta unidade presta serviços especializados e continuados a crianças e adolescentes- cujos direitos foram violados- direcionando o foco das ações para suas famílias. O CRAS busca em sua prática contribuir para que as situações de risco pessoal e social vivenciadas possam ser enfrentadas.
O Serviço Social tem a missão de contribuir para a defesa e garantia dos direitos...
tracking img