Relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



SHEILA MARIA ALVES DOS SANTOS- RA 172191






RELÁTORIO FINAL
Estágio I










ITAPIPOCA-CEARÁ
2011


I IDENTIFICAÇÃO

Nome do Estagiário: SHEILA MARIA ALVES DOS SANTOS.
Endereço: R- MOESIO LOIOLA Nº 40 FAZENDINHA
Telefone(88) 99160047 e-mail: sheylacell@yahoo.om.brNível do Estágio Supervisionado: I
Local de Estágio: NÚCLEO DE APOIOA SAUDE DA FAMILIA (NASF)
Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): OSVALDETE SANTOS SOUSA
Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: MARIA NEYDE GOMES XIMENES
Carga horária: 70HS Início: 15/08/2011 Término: 02/09/2011I – INTRODUÇÃO




Este trabalho consiste em oportunizar o acadêmico ao conhecimento da realidade do profissional na instituição (NASF) Núcleo de Apoio a saúde da Família. Seus requisitos são, alem do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado números de equipes de ESF e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao paradigma da Saúde da Família. Alémdisso, deve está comprometido, também, com a promoção de mudanças na atitude e na atuação dos profissionais da ESF e entre sua própria equipe (NASF), incluindo na atuação intersetoriais e interdisciplinares, promoção, prevenção, reabilitação, reabilitação da saúde e cura, alem de humanização de serviços, educação permanente, promoção da integralidade e da organização territorial os serviços de saúde.Este período do Estagio I proporciona o aprimoramento como uma futura profissional, de maneira a identificar os problemas e as demandas dos usuários. Tive uma real participação nas atividades em que a Assistente Social atua dentro da instituição como oficinas educativas, interdiciplinariedade com os outros profissionais, visitas domiciliares e, com isso, comparei os estudos teóricos com asatividades práticas.
Um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir proposta de trabalhos criativas, capazes de preservar e efetivar os direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo. (Iamamoto, 2007)




















II– A ORGANIZAÇÃO:

O Núcleo de Apoio a saúde da Família (NASF) fica situada na Rua Capitão Antonio Manoel Alves, 376 no bairro da Fazendinha, Itapipoca Ce.
O NASF do município de Itapipoca foi implantado no ano de 2009 através da Portaria Municipal 154/08 tendo como principal objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seusrequisitos são além do conhecimento técnico, a responsabilidade determinado número de equipes de ESF e o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao modelo padrão da saúde da família.
O NASF, como organismo vinculado à equipe de ESF, compartilha tais desafios e deve contribuir para o aumento da resolutividade e a efetivação da coordenação integrada do cuidado na APS. Assim, apoio ecompartilhamento de responsabilidades são aspectos centrais da missão dos NASF.
As demandas atendidas pela instituição são: Participação em reuniões de equipes de ESF; Atendimento compartilhado; Visitas domiciliares e institucionais; Atendimento individualizado por cada profissional da equipe; Discussão e construção de projetos terapêuticos; Encaminhamentos diversos; Elaborar e divulgar material educativoe informativo nas áreas de atenção do NASF – Fazendinha; Acolher os usuários e humanizar a atenção; Supervisionar estagiários de serviço social.
Em nosso município, o NASF Fazendinha funciona em sede própria com atendimento personalizado, nos horários de 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 e conta com uma equipe de profissionais: (duas) Assistentes Sociais, (uma) Nutricionista, (duas)...
tracking img