Relatorio final

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICANÁLISE INFANTIL
MELANIE KLEIN – PSICANÁLISE INFANTIL
Freud trouxe o entendimento da psicanálise infantil no estudo do caso Hans relatado no artigo “Análise de uma fobia em um menino de cincoanos” publicado em 1909, onde o próprio tratamento foi feito pelo pai do menino. Para Freud então é fato de combinar-se na mesma pessoa a tarefa de analisar e de educar que cria condições para aaplicação da Psicanálise infantil (PRISZKULNIK, 1995).
A partir da década de vinte Anna Freud e Melanie Klein começam a tentar a sistematização de um método de análise infantil em toda uma envergadurateórico-prática (PRISZKULNIK,1995).
Melanie Klein é a principal representante da segunda geração psicanalítica mundial (ROUDINESCO e PLON, 1998), autora que transformou o freudismo clássico, criando umanova forma de análise – a análise de crianças. Klein aprofundou-se no estudo da mente das crianças de tenra idade, em suas fantasias, medos, angústias, etc. (OLIVEIRA, 2008).
O trabalho de Klein éextenso e intenso, sendo necessário destacar a psicanálise de crianças (1932), que sistematizou o conteúdo teórico que vinha sendo produzido desde 1919, pelo que também destacou o trabalho dedesenvolvimento de uma criança (1921), análise de criança (1923), os princípios psicológicos da análise infantil (1927), estágios iniciais do conflito de Édipo (1928), a personificação do brincar das crianças(1929) e a importância da formação de símbolos no desenvolvimento do auto (1930 ), um conjunto que se reflete em contribuições para a psicanálise (Klein, 1948) e no primeiro volume de suas ObrasCompletas (Klein, 1975). Posteriormente, de 1932 a 1948, Klein fez com maior precisão e variedade de posições de sua teoria e suas idéias revolucionárias sobre o complexo de Édipo, além de definir osconceitos de fantasia infantil, cisão e identificação projetiva, as contribuições de artigos que apareceram em contribuição para a psicogênese de estados maníaco-depressivos (1935), o ódio, Amor e...
tracking img