Relatorio final pesquisa de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
COMUNICAÇÃO SOCIAL
BACHARELADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PESQUISA DE MERCADO E

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA DE MERCADO

Cibele Conceição da Silva
Diana Rodrigues da Silva
Mariana Carla Lira
Mariana Miranda
Paula Santos
Shirley Amorim Rabêlo

RECIFE
NOVEMBRO DE 2010

INTRODUÇÃO

No início dos anos 90, o índice de audiência da televisão aberta nosEstados Unidos cai consideravelmente até ser superada, em 1998, pela TV a Cabo. Por trás desse contexto está algo mais do que o poder de escolha, é o início da popularização da internet que chega para desafiar os veículos clássicos de comunicação. Neste mesmo cenário, uma nova geração cresce, a Geração Y.
Também chamada de Geração da Internet, a Geração Y é caracterizada por jovens comcaracterísticas inconstantes, que sabem o que querem e que já nasceram no mundo informatizado. Esses jovens são consumidores exigentes e sempre em busca de novidades, além de não abrirem mão de valores como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.
Diante das características desse novo e promissor público alvo, as mídias foram sofrendo mudanças, ou seja, foram se adequando as tecnologias e inovandopara atingir também essa geração de indivíduos multitarefas. A informação que, de início, sofreu um processo de digitalização, saindo do físico para o virtual na chamada web 1.0 (grande biblioteca virtual) sofre modificações com o surgimento das hipermídias, ou seja, uma mídia composta por várias mídias. As hipermídias demandavam um ambiente mais complexo por possuir uma proposta de levar interaçãopara o meio cibernético, unindo elementos como som, imagem e texto em um mesmo espaço.
Em 2004, surge a web 2.0 com a proposta de permitir mais liberdade ao usuário da internet, que deixa de ser passivo e passa a ter, também, a responsabilidade de produzir, mixar e classificar o conteúdo da rede. A nova versão da web vem acompanhada da febre das Mídias Sociais (produção de muitos para muitos)que encontram nessa plataforma condições para a rápida difusão dos conteúdos gerados por seus usuários.
Com a revolução da web, surge uma nova Geração denominada Geração Z, formada por pessoas nascidas entre a década de 80 e 90, que não estão apenas conectadas em casa em seus computadores, mas extremamente conectadas com dispositivos móveis que lhes proporcionam interação sem que precisemnecessariamente de ter um local específico para essa atividade.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

2.1 – Pergunta-Problema

Diante do cenário de interatividade na web e da popularização das mídias sociais, o mercado procurou investir nesse meio, e, a cada ano, a publicidade na internet aumenta.
Diante dessa situação,surge uma pergunta problema:
“Qual o impacto da Mídia Digital no processo de decisão e comprado jovem universitário do Recife?”

– Hipóteses

Por que as mídias digitais exercem impactos sobre os jovens?
Resposta: As mídias digitais exercem forte impacto no jovem por suas características interativas e de rápida atualização fazendo o jovem se sentir parte de um processo chamado Inclusão Digital.

A Inclusão Digital une os jovens?

Resposta: A Inclusão Digital torna o jovemconectado com o seu meio e com o mundo, proporcionando a ele uma ampla rede de contatos que ele dificilmente conseguiria sem o advento da internet.

Como as Mídias Sociais participam das escolhas feitas pelos unversitários?

Resposta: As Redes Sociais estão sujeitas a diversas segmentações, contendo várias subdivisões formadas por pessoas com um interesse em comum compartilhando experiências.

Comoas Mídias Digitais atuam no processo direto de aquisição de produtos/serviços?

Resposta: Uma vez inserida em um segmento, as mídias digitais atuam muitas vezes como um link direto para canais de compra, facilitando a aquisição de produtos e serviços pelos jovens.

TIPO DE PESQUISA

A atual pesquisa trata-se de uma Pesquisa em Propaganda (Pesquisa na área Organização de Vendas), pois...
tracking img