Relatorio final de estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Relatório Final de Estágio em Serviço Social

Flauzina Aparecida Ferreira Neves

Nome do Supervisor de Campo: Daniela Lopes Assis

Professor Tutor Presencial: Maria Aparecida Sicupira
Professor Regente da Disciplina: Rezende
Professor Tutor Virtual: Núbia

Jequitinhonha
2012
OBS.:
Introdução

Aviolência configura-se na atualidade como uma das grandes preocupações para a sociedade. É um fenômeno complexo que se manifesta de várias maneiras gerando conseqüências que exigem medidas que possam ser capazes de enfrentar o problema.
Dentre os diversos tipos de violência, a presente análise, tem como foco a violência Sexual (abuso e exploração sexual), um problema que vem atingindo indivíduosindependente de suas características. Esse tema gera muitas polêmicas e discussões ao tentar evidenciar suas causas, características e conseqüências, pois muitas vezes se apresenta de forma camuflada, tendo em vista que ocorre muitas das vezes no ambiente familiar.
Um dos princípios da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e Adolescente é que as crianças e adolescentes sujeitos dedireitos, credores de proteção especial devido à sua condição peculiar de desenvolvimento, são prioridade absoluta nos processos de definição das políticas públicas. Objetivando cumprimento ao disposto na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, onde o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – estabelece as diretrizes da política emsituação de violação de seus direitos através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, que é constituído como unidade pública estatal de prestação de serviço especializados e continuados a indivíduos e famílias com intuito de promover a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão de serviços e potencializar a ação para seus usuários, envolvendo equipe deprofissionais num processo de trabalho ofertado através do apoio e acompanhamento especializado.

Desenvolvimento

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno complexo que assola a sociedade desde os tempos primórdios, ocorrendo em todas as camadas sociais, independente da etnia e dos sistemas de crenças, valores sócio-culturais e regimes político-econômicos.
Naatualidade esta questão tem sido amplamente discutida e denunciada, mobilizando assim, toda a sociedade e toda instância governamental com o intuito de estabelecer medidas de proteção para a infância e a adolescência, em função da extensão dos riscos e danos que este tipo de violência provoca na saúde de crianças e adolescentes em todas as esferas do seu desenvolvimento.

CAPÍTULO I – PlanejamentoSistematizado da Intervenção (projeto)
A violência sexual tem se ornado cada vez mais o foco das políticas públicas assistenciais. Digo isso, pois grande tem sido o serviço prestado as comunidades assoladas por tal fato social.
Visto tal abrangência o Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) vem realizando seu papel na busca da efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes que porreferida situação estão violados.
A gravidade e a extensão deste problema, assim como as suas conseqüências para as vitimas, atestam a relevância social e científica deste estudo, expondo assim uma investigação a respeito da violência sexual contra crianças e adolescentes feita no município de Ponto dos Volantes, a partir das análises e intervenções feitas pelo Centro de Referência deAssistência Social – CREAS, situado na Rua Vila Nova, 104 B, Centro, Telefone: (33) 3733-8000 Ramal – 220, a partir do trabalho conjunto com a equipe multiprofissional ai inserida, incluindo principalmente a presença de uma Assistente Social Supervisora e de uma Psicóloga, buscando dessa forma identificar as contribuições do CREAS no que se refere à percepção dessa realidade.
O Centro de Referência...
tracking img