Relatorio final de estagio em serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 9 (2119 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O Departamento de Políticas Públicas Habitacionais está vinculado à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social constitui-se uma unidade pública municipal, sendo este cenário o campo de estágio para mim acadêmica do 7º semestre do curso de Serviço Social da FACER (Faculdade Cenecista de Rondonópolis), neste contexto de acompanhamento das competênciasprofissionais, no exercício de desenvolvimento da relação teoria - prática de uma experiência pré-profissional, experiência esta que nos permite a construção de uma identidade e de uma postura ética no processo de formação e também constitui de uma relação com o cotidiano acadêmico.
Nessa perspectiva Buriolla afirma que:
O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno égerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente. (BURIOLLA, 2001, p. 13).
O estágio nada mais é do que colocarmos em prática tudo o que aprendemos em sala de aula, pela dedicação em buscarmos o melhor para nosso futuro.

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Noperíodo do estágio I não tive esta experiência, pois na época era facultativo a realização do mesmo no 5º semestre, neste caso optei por não faze-lo.
Nos estágios II e III, a minha experiência em campo foi marcante para meu desenvolvimento e construção da identidade profissional, desenvolvida na relação teoria - prática. Neste contexto tendo como referência o Departamento de PolíticasPúblicas Habitacionais, como receptor das minhas observações, pude vislumbrar algumas particularidades do universo de operacionalização deste setor junto ao cadastramento dos moradores interessados na inclusão nos programas habitacionais (através de questionários estruturados nos moldes preconizados pelo Ministério das Cidades), regularização de imóveis, visitas domiciliares e todos os procedimentosnecessários para inclusão dos usuários nesta política pública.
Uma das atividades que foi chocante para mim no inicio foi a visita domiciliar, pois até então não tinha noção de quanta miséria existia e existe tão próximo de nós, pois somente com o conhecimento teórico não tinha a visão ampla da realidade de quem está ao nosso lado, foi realmente um “choque de realidade” para mim e o quecontribuiu para um aprendizado não somente profissional como também pessoal.
Em meio à transição de governo municipal, algumas ações foram priorizadas, como foi o caso da descentralização do Departamento visando melhorar o atendimento às famílias, visto que a grande demanda devido ao déficit habitacional, que procurava o Departamento para inscrição não permitia que fosse realizado umatendimento de qualidade aos usuários. O cadastramento era realizado por uma equipe de cadastro do Departamento de Habitação e contava com a participação das estagiárias de Serviço Social, como também a regularização de loteamentos para posterior construção das casas pelo Departamento em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Neste cenário pude observar que em muitos casos, as Políticas deHabitação Social são revestidas de "políticas sociais" para articular interesses políticos, ideológicos e econômicos e atender a uma situação de urgência: o agravamento da questão da habitação e o aumento das tensões sociais. Isso tem levado autoridades governamentais ligadas à política de habitação e, representantes do capital imobiliário, a referirem-se à questão da habitação em termos numéricosde déficits ou projeções de unidades isoladas a serem construídas.
A forma extremamente simplista ignora que a habitação urbana vai além dos números e das unidades; que há uma inter-relação entre a habitação e as redes de infra-estrutura (água, esgoto, energia elétrica, pavimentação) e os serviços urbanos coletivos (educação, saúde, abastecimento transporte coletivo, coleta de lixo)....
tracking img