Relatorio final de enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Ao decorrer do Estagio da Disciplina de Clinica Cirúrgica ,os alunos são oportunizadas atividades em campo de estágio com a intenção de reunir a teoria à prática, conhecendo o trabalho, a realidade e as vivências do dia à dia na enfermaria do Hospital Santa Casa de Paranavaí . Esta atividade foi realizada por um grupo de três alunos, orientados pelo professor Leandro de LimaPereira, contando com a contribuição da equipe de enfermagem do setor E e sua Enfermeira responsável. Para o desenvolvimento deste estágio o grupo foi subdividido em dois, que se distribuíram entre os leitos do setor em questão . Este relatório consiste na descrição das experiências e vivências dos estagiários de enfermagem junto com os profissionais que lá trabalham.

2. OBJETIVOS

Osobjetivos da atividade são de grande amplitude e assim resolvemos enunciá-los:-
Conhecer o setor em questão.
Familiarizar-se com os princípios básicos do Sistema funcional da enfermaria em questão.
Aprofundar nossos conhecimentos a respeito dos pacientes Pré e Pos cirúrgico
Articular o preparo os cuidados e assistência desses clientes.
Conhecer a atuação e as atividades de enfermagem.
Inserir-se naequipe de enfermagem, realizando alguns procedimentos básicos de saúde;-
Vivenciar o trabalho em equipe, dividindo responsabilidade e crescendo com as situações cotidianas de ensino e aprendizado.

3. REFERENCIAL TEÓRICO.

Degermação
Tricotomia
Embrocação
Punção periférica
SVD
SNG
Sinais vitais Pré e Pos cirúrgico
.

METODOLOGIA
Constitui um estudo descritivo de cunho quantitativoe qualitativo. Por coleta de dados através de entrevistas, observação participativa e análise documental (busca de dados em material bibliográfico).As entrevistas do tipo semi-estruturadas foram aplicadas ao gerente do Distrito Sanitário Y, chefia de posto, enfermeiras e coordenadores de grupos sociais.A observação das características do bairro deu-se através de visitas domiciliares e caminhadasnas quais foram observados os limites geográficos, traçado urbanístico e saneamento básico.Foram assistidas as reuniões da comunidade na Secretária Municipal de Saúde:Conselho Local de Saúde e Conselho Municipal de Saúde;Acompanhou-se consultas de enfermagem de criança, mulheres (mastectomia,obstetrícia), e adulto (pneumologia, colostomia, fumantes);Os procedimentos de enfermagem realizados foram:verificação de sinais vitais(pressão arterial, temperatura, freqüência respiratória e freqüência cardíaca), verificação demedidas antropométricas, vacinação, hemoglicoteste, visitas domiciliares.

5. RESULTADOS5.1 Caracterização do Distrito
O Distrito Sanitário Y é uma unidade de administração sanitária com poder decisórioante a política local de saúde, cujo objetivo é a integração dos serviçosde saúde no setorpúblico.Em 1996, a saúde foi municipalizada em Porto Alegre. Todos os serviços básicos queeram estaduais passaram a ser de responsabilidade do município. Desse modo, assim como osoutros distritos, o Distrito oito corresponde a uma unidade sanitária do município de PortoAlegre, localizada na região central da capital e pertencente à gerência distrital um. Assimpassaremos adescrevê-lo.
5.1.1 Limites Geográficos
Geograficamente, limita-se com os distritos J ao nordeste, K ao leste, L ao sul esudeste, M ao sul e sudoeste, N ao extremo oeste, O ao norte e o Rio Guaíba costeando todo oseu oeste, conforme o mapa de distritos sanitários de Porto Alegre, vide Anexo A. Abrangeuma área territorial de 23 km
2
e sua densidade demográfica é de XX hab/km
2
. É composto porXXbairros: bairros.....O controle social está sob a responsabilidade da população através de reuniões doConselho Municipal de Saúde e dos Conselhos Locais de Saúde, realizadas no Auditório daSecretaria Municipal de Saúde da capital. Por ser um Distrito que apresenta bairros nobres, asreuniões do Orçamento Participativo ou Conselhos Locais de Saúde não têm grandeparticipação da comunidade, já que não...
tracking img