Relatorio final daestagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Educação Especial – Área Visual.
Professor Dr. Carlos Mosqueta.

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Conceitos
Tendo em vista essas considerações, fica claro que o mesmo objeto pode ser conceituado em diferentes níveis, dependendo de diferentes fatores. Além da questão evolutiva, abordada pelos teóricos do desenvolvimento, é importante salientar que, ao longo da vida, as pessoas seenvolvem em diferentes tipos de interação, que levam a diferentes níveis de aprofundamento de diferentes conceitos. Assim, ao longo das experiências de uma pessoa, e dos conhecimentos que adquire, muda o nível de compreensão de cada conceito.
Piaget e Vygotsky também abordam a questão dos conceitos. Em relação a Piaget, é possível afirmar que, em sentido amplo, toda a sua epistemologia genética guardarelação com o tema "conceitos.
Para Piaget conceitos são as formas como o ser humano interage com o mundo. Nesse processo, ele organiza mentalmente a realidade para entendê-la, desenvolvendo a inteligência. As formas de interação evoluem progressivamente conforme a faixa etária e as experiências individuais. Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor (até 2 anos),pré-operatório (de 3 a 7 anos), operatório concreto (de 8 a 11 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos). Para Piaget os conceitos de cegos são diferenciados é um processo continuo que requer habilidade e tempo.
Já Vygotsky Aborda a questão da aquisição de conceitos, fazendo distinção entre conceitos espontâneos e conceitos científicos, os primeiros adquiridos na experiência pessoal dacriança, e os científicos, em sala de aula. O autor descreve etapas na formação de conceitos, processo de formação de conceitos consiste em operação intelectual, O verdadeiro conceito é a imagem de uma coisa objetiva em sua complexidade, quando chegamos a conhecer o objeto em todos os seus nexos e relações, apenas quando sintetizamos verbalmente essa diversidade em uma imagem total mediantemúltiplas definições, surge em nós o conceito. Vygotsky deixa claro que vivencia da cegueira, não é como o do vidente de olhos tapados. Os cegos de nascenças  percebe o mundo de forma diferente e só experimenta a cegueiras com deficiência através de interações sociais que lhe mostrem isso. 
Essas concepções sobre conceitos apontam para a importância dos processos cognitivos, especialmente linguagem epensamento, na elaboração e integração das informações provenientes dos sentidos
Dizer que “o vidro da janela está tão limpo, transparente, que parece não existir o vidro” ou “a gelatina está gelada, firme e transparente”, “esta água é limpa e transparente – está bebível” etc. é um meio do aluno sego conceituar a palavras.
A palavra “vazio” pode-se mostrar uma caixinha cheia de objetos edepois esvaziar – e fazer com que a criança use a mão para sentir a diferença da caixa cheia e vazia, fazer que ela esvazie a caixa, e formar as frases “agora a caixa está cheia de pedrinhas”, e ao esvaziar “não temos nada na caixa, a caixa está vazia”.
A palavra “céu”, tem praticamente o mesmo conceito para as pessoas que enxergam, pois não podemos pegar o pedacinho do céu, mas sabemosque é um “local”, que fica ao ar livre, sobre as nossas cabeças, sobre os prédios mais altos, um local que os aviões voam um local que estão às nuvens/estrelas/Sol/arco-íris etc. e também deve completar com frases “hoje o dia está bonito – o céu está azul”, “o céu está nublado isso promete chuva” etc.
Existem outras atribuições quando for explicar as palavras para adultos, por isso, para oentendimento da criança, é preciso acompanhar a idade da criança, suas limitações, seu conhecimento, o convívio social, da família e não esquecer de sempre estimular, provocar curiosidade para o seu desenvolvimento.
A questão da aquisição de conceitos por cegos passa, em primeiro lugar, por tudo o que se refere à aquisição de conceitos por qualquer pessoa, com ou sem alterações sensoriais....
tracking img