RELATORIO FARMACIA HCN

8051 palavras 33 páginas
Hospital Central Nampula
É um estabelecimento hospitalar de última linha de cuidados de saúde, capaz de atender a totalidade de situações clínicas, salvo casos excepcionais que impliquem diferenciação só existente num outro hospital. Para além da função assistencial tem a componente de investigação científica, ensino e pode estar ligado às universidades.1
Foi construído no pretérito ano de 1968, concebido para albergar 503 camas para doentes internados nos diferentes serviços.
Encontra-se localizado na zona norte de Moçambique, na Cidade de Nampula, avenida Samora Machel. Responde por todas províncias desta região, cuidando cerca da metade da população do país. Serve como campo de aulas e estágio para estudantes da Unilúrio faculdade de Ciências de Saúde, Istituto de Ciências de Saúde de Nampula e demais Faculdades de Saúde de Moçambique.
Em Moçambique, o S.N.S., subordina se ao MISAU e suas unidades sanitárias estão organizadas em quatro níveis de atenção de saúde de acordo com o Diploma Ministerial N° 127/2002, de 31 de Julho onde o Hospital Central presta informação do seu funcionamento, directamente a MISAU e é designado como sendo do nível quaternário de acordo com o nível de serviços que presta aos doentes, qualificação dos profissionais que nele prestam estes serviços, existência de distribuição de medicamentos a doentes do ambulatório, internados, uso do sistema informático no hospital e demais exigências não verificadas nos outros níveis.

Direcção do hospital
Este sector vela pelo funcionamento pleno do hospital, recebendo todo informe a partir dos seus subordinados directos, directores clínico e de enfermagem. É dirigido por um Director Geral do Hospital.
Departamento clínico
É o departamento que presta diferentes serviços de atenção à saúde aos utentes do hospital, incluindo serviços farmacêuticos. Nele encontram se os serviços de internamento, consultas externas, urgência e internamento, ambulatório, bloco operatório, banco de

Relacionados