Relatorio exprimental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola básica e Secundaria Gomes Teixeira
Ciências Físico-Química A
10º Ano
Parte A- Analise elementar por via seca
Parte B- observação de espectros atómicos

Ano lectivo 2012/2013
Luís Costa Nº15
Data realização – 14/11/2012
Data de entrega-21/11/2012
Objectivo
Parte A- analise elementar por via seca
* Identificar a presença de um dado elemento numa amostra através dacoloração exibida por uma chama quando nela se coloca essa amostra.
* Interpretar a análise química qualitativa como um meio de reconhecimento da presença, ou não, de um ou mais elementos químicos numa amostra de apreciação.
* Relacionar o fenómeno das auroras boreais com a possível colisão de moléculas existentes no ar com partículas electricamente carregadas emitidas pelo sol (vento solar) eque se deslocam com velocidade elevada

Parte B- observação de espectros atómicos
* Observar diferentes fontes de luz através de um espectroscópio de bolso.
* Desenhar os espectros observados.
* Comparar os espectros observados com os de referência.

Fundamentos teóricos

Se fornecermos uma determinada energia a um qualquer átomo, os electrões deste saltam de nível e, ao voltarempara o nível de onde partiram, emitem energia- radiação electromagnética

Ao conjunto de radiações electromagnéticas (que se propagam através de ondas) dá-se o nome de espectro. No espectro encontramos uma zona chamada zona do visível: são as radiações pertencentes a esta zona que nós vemos como cores. O espectro é, ainda, constituído por muitas outras zonas compostas, no entanto, por radiaçõesinvisíveis aos nossos olhos. Se observarmos a zona do visível verificamos que a diferentes cores correspondem comprimentos de onda diferentes; por ordem decrescente temos: o vermelho, laranja, amarela, verde, azul e violeta. Desta forma, sabendo que a um maior comprimento de onda corresponde um menor valor de energia.

Existem espectros de emissão (em que figura a radiação emitida) eespectros de absorção (em que figura a energia absorvida). No entanto a energia emitida e absorvida para cada elemento é sempre diferente de qualquer um outro. Assim cada elemento químico apresenta um espectro diferente pelo que este constitui o B.I do átomo em questão. Os espectros de emissão podem, por sua vez, ser contínuos (quando os átomos estão muito próximos, pois os saltos energéticos querealizam apresentam valores de energia muito próximos, ou descontínuos ou de riscas (quando os átomos se apresentam dispersos, realizam saltos energéticos com valores relativamente díspares, o que permite a clara distinção de um pequeno numero de riscas.. Conseguem identificar-se os constituintes de um sal, através do método de via seca. Quando um elemento é colocado sobre uma chama não só emitiráum espectro (possível de observar ao espectroscópio), como irá também conferir à chama uma tonalidade. Podemos então saber qual o espectro emitido e cor conferida à chama por um constituinte de um composto qualquer.

Para obter espectros atómicos é necessário provocar a excitação dos átomos no estado gasoso, o que se pode fazer por meio de uma descarga eléctrica através de um gás rarefeitocontido num tubo de Plucker ou por aquecimento de um sal na chama do álcool etílico.
Material
Parte A-
* 5 cápsulas de porcelana ou cadinhos
* Espátulas
* Espectroscópio de visão direta
* Fósforos
Parte B-
* Espectroscópio de bolso
* Lâmpada incandescente
* Lâmpada fluorescente
* Lápis de cor

Reagentes
Parte A-
* Pequenas porções de cloretos metálicos:* Cloreto de sódio (NaCl)
* Cloreto de bário (BaCl2)
* Cloreto de cobre (ll) (CuCl2)
* Cloreto de lítio (LiCl)
* Cloreto de potássio (KCl)
* Etanol a 96% (V/V)





Procedimento experimental


Parte A

* No laboratório obscurecido queime, numa cápsula de porcelana, álcool etílico e observe a cor da chama.
1. Na cápsula de porcelana coloque...
tracking img