Relatorio experimento, eletrostatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia


[pic]



Alunos: Tais Santana
Cezar Costa
Luiz Paulo Cardoso
Jean Michel
Leonardo de Carvalho

Professor: Dielson
T. 5831
Sumário


- OBJETIVOS 03
- INTRODUÇÃO 04
- MATERIAIS UTILIZADOS 05
- PROCEDIMENTOS 06
- CONCLUSÃO 14















ObjetivoA seguinte atividade foi realizada com o intuito de aprofundarmos o nosso conhecimendo em relação ao comportamento e as propriedades das cargas elétricas, além de comprovar o funcionamento do eletroscópio de folhas, de um torniquete eletrico e estudar as condiçoes propicias para uma descarga elétrica.















Introdução
O Gerador de Van de Graaf

Conceito Básico:
Ogerador eletrostático de Van de Graaf consiste basicamente num condutor esférico e metálico, no qual se acumulam cargas elétricas em sua superfície externa. Esse condutor é sustentado por suportes isolantes, de modo a manter a carga elétrica armazenada.
O gerador se eletriza da seguinte maneia: uma correia de borracha, acionada por um motor, durante seu movimento entre as polias, atrita-se com umasubstância, colocada na parte inferior do dispositivo. Em conseqüência, a correia eletriza-se com carga e determinado sinal. Na parte superior, essa carga produz indução em um condutor. As cargas induzidas nas pontas escoam e a correia desce neutra.
Conforme a natureza da substância com que a borracha se atrita, podemos ter um gerador que armazena carga positiva ou carga negativa.Material Utilizado
Atividade 1 :
- Gerador de Van der Graaff
- Fita adesiva
- Tiras de papel laminado
- Duas conexões de fios

Atividade 2 :
- Gerador de Van der Graaff
- Haste de eletrocóspio de folha
- Bastão de teste

Atividade 3 :
- Gerador de correia
- Torniquete eletrostático

Atividade 4 :
- Gerador de correia
- Uma conexão de fio
- Uma esfera de cabo isolanteAtividade 01

Distribuição das cargas elétricas nos corpos


Objetivo:

Observar o comportamento das cargas elétricas (estáticas) na superfície externa do condutor.


Material:

• Gerador de Van der Graaff
• Fita adesiva
• Tiras de papel alumínio
• Duas conexões de fios

Procedimento:
Cortou-se tiras de papel laminado (5mm x 60mm) e fixando-as na superfície daesfera com fita adesiva de modo que somente as pontas das tiras ficasse em contado com a superfície da esfera. Ao ligarmos o gerador podemos perceber que as tiras se afastaram da esfera na mesma direção do raio da esfera, ou seja, do núcleo da esfera pra fora. Depois de observamos o procedimento concluímos que o campo elétrico tem direção do núcleo para fora da esfera.
Depois de observar ocomportamento das tiras de papel alumínio, responda: Qual é a direção do campo elétrico criado em torno da esfera?

R - A direção do campo elétrico é igual a direção do raio da esfera, de sentido, do núcleo da esfera para fora.

Atividade 02

Principio de funcionamento do eletroscópio de folhas


Objetivo:

Descrever o funcionamento do eletroscópio de folhas.


Material:

• Gerador deVan der Graaff
• Haste do eletroscópio de folhas
• Bastão de teste


Procedimento:

A principio duas tiras de papel alumínio com aproximadamente a mesma área, foram unidas com o auxilio da fita adesiva, e anexadas à haste do eletroscópio, que por sua vez, foi fixado ao orifício superior da esfera, com o gerador desligado. Ao ligarmos o gerador verificamos o afastamento das tirasde papel laminado, isso aconteceu porque a esfera induziu cargas no sistema, e as folhas se separam, por possuírem cargas de mesmo sinal. Posteriormente ao aproximarmos fiapos de algodão a esse conjunto, podemos perceber que esses fiapos eram atraídos pela esfera uma vez que os fiapos estavam eletricamente neutros, pois possuíam quantitativamente a mesma carga positiva e negativa. Mas quando os...
tracking img