RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1431 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE
CURSO DE BIOMEDICINA
QUÍMICA GERAL E INORGANICA
ELAÍNE MIRANDA
NATHALIA GEREMIAS
VANESSA DAMIN SALVARO







RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA













Criciúma
2013
ELAÍNE MIRANDA
NATHALIA GEREMIAS
VANESSA DAMIN SALVARO







RELATORIO EXPERIMENTAL: CHAMA E TESTE DA CHAMA





Relatóriodescrevendo atividade realizada em laboratório, apresentando dados obtidos e discussões.









Criciúma
2013
CHAMA E TESTE DA CHAMA

RESUMO: Neste trabalho iremos descrever os métodos usados para realizar o experimento proposto, apresentando os resultados obtidos e as discussões.

1. OBJETIVO
Estudar o funcionamento do bico de Bünsen e identificar a presença de um determinado cátionem uma amostra, através da cor que a chama apresenta em contato com a referida amostra.

2. INTRODUÇÃO
Bico de Bünsen e o Estudo da Chama
O calor para experiências de laboratório provém do clássico bico de Bünsen. Fundamentalmente, sua construção é mostrada na Figura 1. O gás chega ao bico por meio de um tubo. O ar e o gás misturam-se no tubo. Essa mistura é queimada no topo do tubo deignição.
O método apropriado para acender o tubo é fechar a entrada de ar, girando o anel, abrir o gás, através da válvula, e acender. A chama será larga e amarela. Gradualmente, abre-se a entrada de ar, até que a chama tome coloração azul.
A presença de um ruído típico durante o funcionamento do bico ocorre devido à entrada de ar pela parte inferior do tubo de ignição. Deve-se regular a entrada de ar ede gás.
Eventualmente, quando a mistura de ar e de gás não estiver bem regulada, a queima se dá dentro do tubo. Se isto acontecer, apague imediatamente o bico, não deixando o gás escapar, a fim de evitar explosões.
O método apropriado para desligar o bico é fechar a torneira do laboratório e aguardar que todo o combustível no interior da mangueira seja consumido. No momento em que a combustãocessar, fecha-se à válvula de entrada de gás do bico de Bünsen. Para o estudo da chama observe a figura 2. Na mistura ideal ar-gás, distingue-se dois cones: um cone interior com chama azul e outro mais externo violeta. O ponto mais quente da chama é, justamente, o topo do cone azul.

Teste de Chama
As substâncias quando ativadas por uma fonte de energia, emitem radiações em comprimento de ondaque é característico dos elementos que as compõem. A energia produzida na zona oxidante da chama do fogareiro é suficiente para ativar os elétrons de certos cátions, fazendo-os saltar para níveis mais energéticos. Os cátions ao terem seus elétrons ativados se movem em direção à zona redutora da chama. Isto faz com que os elétrons voltem aos níveis de energia que ocupavam antes, devolvendo a energiarecebida na zona oxidante sob a forma de luz visível, cujo comprimento de onda corresponde a uma determinada cor, e essa é característica da espécie de cátion.
Dessa forma, pode-se identificar a presença de um determinado cátion numa amostra, pela cor que a chama adquire em contato com a mesma. Esse tipo de análise é denominada de espectroscopia, que possibilita a identificação de certo número deelementos, por meio de ensaios pela coloração da chama. Esse ensaio não é conclusivo, mas serve como indício e orientação da pesquisa que posteriormente se for empregar.
O teste de chama é um dos métodos mais rápidos e simples para identificar a presença de determinados cátions. É muito eficaz para íons metálicos como sódio, potássio, cobre bário e outros. Dessa forma, torna-se simples adeterminar traços de sulfato de cobre em frutas, pois este é identificado pela coloração verde-intensa produzida na chama; sódio e potássio em melancia, que transmitirão à chama coloração amarela e violeta, respectivamente. A cor dos fogos de artifícios se deve à presença dos elementos sódio (amarelo), estrôncio (vermelho), bário (verde) e cobre (verde azulado), adicionados durante sua fabricação. O...
tracking img