Relatorio evidencias macroscopicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo
Os experimentos têm como função demonstrar as reações químicas de acordo com seus tipos, que podem ser: simples troca, dupla troca, oxidação, entre outras. Nas reações, têm substâncias quesão chamadas de reagentes, e outras de produtos (novas substâncias formadas). Pode ocorrer formação de precipitado, formação de gás (bolhas), entre outros.

Introdução
Reação química é umatransformação em que, a partir de um ou mais reagentes dá-se origem a outras substâncias (produto). Há alguns efeitos macroscópicos que possibilitam a percepção de que a reação ocorreu, como: mudança de cor etemperatura, liberação de gás e formação de precipitado. As reações podem ser classificadas em reação de síntese onde duas ou mais substâncias se combinam diretamente para formar um novo composto químico,reação de decomposiçãoem que o composto químico se quebra (decompõe) em duas ou mais substâncias, reação endotérmica a qual absorve calor, reação exotérmica em que libera calor, reação de simplestroca quando um elemento substitui outro em um composto químico para produzir um novo composto e o elemento deslocado, reação de dupla troca onde dois compostos químicos trocam seus radicais para formardois novos compostos e reação de oxirredução a qual ocorre a troca de elétrons entre os reagentes.
O entendimento desses conceitos são de extrema importância pra desenvolver a sensibilidade deinterpretar se ocorrerá reação, classificá-la, saber ascaracterísticas e os produtos formados.

Parte Experimental (ou Materiais e Métodos)
A parte experimental foi efetuada como descrito no roteiro daexperiência 1, exceto a reação número 5 que não foi realizada.






Resultados e Discussão
Como enumerado no roteiro da experiência 1, segue as seguintes análises das reações químicas:1- Na primeira reação cuja equação química está representada abaixo, notou-se que a palha de aço (Fe) imersa no sulfato de cobre II (CuSO4) reagiu dando origem ao sulfato de ferro II (FeSO4) e...
tracking img