Relatorio estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO: DEFICIENTE VISUAL, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Elenice Tavares RA 58490
Selma Aparecida de Aguiar Silva RA 58666

RESUMO:A inclusão começa em casa com o apoio dos familiares. São estes que devem proporcionar a primeira inclusão. Além da família, a escola é uma das instituições aliadas na luta pela integração social. Para uma escola ser inclusiva não basta apenas aceitar os portadores denecessidades especiais, necessita ter um bom projeto pedagógico, proporcionado atividades que envolvam a todos e que os professores entendam que os alunos precisam de liberdade para aprender de acordo com suas condições.
PALAVCRAS-CHAVE: Inclusão, Escola, Deficiente visual.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo mostrar as dificuldades do deficiente visual pais e professores.
Além dafamília, a escola é uma das instituições aliadas na luta pela integração social, pois também pode (e deve) contribuir no sentido de ajudar a enfrentar os obstáculos da deficiência, do preconceito.
Cabe aos pais do deficiente a responsabilidade de buscar as oportunidades educacionais que adentam suas necessidades, mesmo que encontre limitações na matricula na escola, tanto nas publicas como nasparticulares,
E ao professor cabedisponibilizar a criança todos os utensilio e equipamentos específicos de que ela necessita, para que o aluno se desenvolva, adequadamente, as mesmas competência e capacidade de seus colegas, alem de prepará-lo para a vida dentro e fora da escola.
DESENVOLVIMENTO
INCLUSÃO
Para Rosa Blanco, consultora da UNESCO, o conceito de que a inclusão é
“holístico, um modeloeducacional guiado pela certeza de que descriminar seres humano é filosoficamente ilegal e incluir é acreditar que todo tem direitos de participar ativamente da educação e da sociedade em geral”.
Para a educadora Maria Teresa Eglér Mantoan:
na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o passo para construir umasociedade mais justa.
Inclusão é a capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para as crianças que são descriminadas por qualqueroutro motivo.
Segundo Maria Teresa Eglér Mantoan
“Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro”.
O aluno portador de deficiência visual se vê confrontado com dificuldades de toda ordem e que nem todo o individuo consegue enfrentar a adversidade com “um sorriso nos lábios”, com uma indispensável motivação e uma aceitação da deficiênciacom a resignação\moderação comportamental requerida pela sociedade. Além disso, não podemos esquecer que o comportamento social é algo que é aprendido por imitação.
A independência é um fator primordial para que a criança deficiente visual tenhaconfiança em si própria e seja capaz de enfrentar as dificuldades que encontrará no decorrer de sua existência. Por isto, a inclusão começa em casa com oapoio dos familiares. São estes que devem proporcionar a primeira inclusão, através decontatos com a sociedade, porque isso é muito importante para o seu desenvolvimento,tanto cognitivo como psicossocial. Cabe aos pais dos deficientes a responsabilidade debuscar as oportunidades educacionais que atendam suas necessidades, mesmo queencontrem limitações na matrícula nas escolas públicas comonasparticulares.
Salamanca ressalta que a educação de criança com necessidades especiais deve ser tarefa partilhada por pais e professores.
Além da família, a escola é uma das instituições aliadas na luta pela integração social,pois também pode (e deve) contribuir no sentido de ajudar a enfrentar os obstáculos intrínsecos à deficiência.
Os pais de deficientes visuais, geralmente, têm encontrado...
tracking img