Relatorio estagio i

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
CURSO DE PEDAG

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR I

Supervisores de estágio:

Professor regente:
Professor Virtual:
Professor presencial:

2011/2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. Fundamentação teórica

3. Caracterização da realidade da escola

3.1 Projeto Político Pedagógico3.2 Leitura da realidade da escola
3.3 Relato das observações
3.4 Leitura da realidade da sala de aula
3.5 Caracterização dos alunos com ênfase pedagógica

4. Projeto

4.1 Temática
4.2 Turma
4.3 Duração
4.4Justificativa
4.5 Objetivo geral
4.6 Objetivos específicos
4.7 Referencialteórico do projeto
4.8 Conteúdos propostos a serem trabalhados
4.9 Metodologia
4.10 Aplicação metodológica, Análise e considerações sobre a docência
4.11 Recursos utilizados
4.12 Avaliação
Referencias bibliográficas do projeto

1. INTRODUÇÃO

O estágio curricular é uma ferramenta que trás experiência de suma importância para oprofissional da área de educação. Tendo o objetivo de aprimorar atividades desenvolvidas em sala de aula, observar a sistemática de passagem dos conteúdos pelo professor e analisar como é a interação dos alunos com o professor. E assim ter a oportunidade de observar as variadas atuações no espaço escolar. O contato com a prática é mediado pela teoria desenvolvida.
A Escola escolhida para o estágiofoi a “ Sonho Encantado”, no mês de julho de 2011, com a turma do Jardim.

2. Fundamentação teórica

O ato de cuidar e educar estão interligados na educação infantil, construindo a identidade e a autonomia da criança.

Cuidar requer carinho e atenção, sempre relacionado a criança, respeitando seu histórico de vida. Já o educar requer além de carinho e atenção uma visão pedagógicarelacionada aos conteúdos de diversas áreas. Os cuidados e a educação das crianças, passa por inúmeros processos de constituição social, político, econômico e cultural, no Brasil após a Constituição Federal de 1988, intitulou essa modalidade de educação como direito de toda criança e dever do Estado em ofertá-la. E logo após a LDB de 1996 trouxe também cuidados necessários às crianças.

O educarna visão do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) contempla também a necessidade de se proporcionar aprendizagens que ocorram durante o brincar espontâneo ou intencional orientadas pelos adultos, que subsidiarão o desenvolvimento da criança.

‘Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integradae que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. ‘ (BRASIL, 1998, p. 23).

O cuidar também tem grande relevância e se torna tão importante quanto o educar. É necessário que oprofessor esteja atento as necessidades infantis segundo as faixas etárias, relacionando o cuidado com outras esferas também importantes, como a saúde, a educação e o desenvolvimento das capacidades.

Assim, cuidar da criança é sobre tudo dar atenção a ela como pessoa que esta num contínuo desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo as suasnecessidades. Isto inclui interessar-se pelo que a criança sente, pensa, o que ela sabe sobre si e sobre o mundo, visando a implantação deste conhecimento e de suas habilidades, que aos poucos a tornarão mais independentes. (BRASIL, 1998, p. 2)

Outro fator importante no desenvolvimento da educação da criança é o brincar, a brincadeira é uma linguagem natural da criança e a mais importante...
tracking img