Relatorio estagio website

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação de Ensino Superior de Mangueirinha
Faculdade Unilagos













O.S.M.
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS








Curso: Administração

Período: 1º bimestre - 4º ANO









Profa. Especialista: Jozeane Iop






MANGUEIRINHA/PR
Fevereiro/2013



ADMINISTRAÇÃO





1.1 O que é Administração?

Uma vez que pessoas secombinam para atingir um determinado fim, elas criam uma organização, uma máquina social que tem o potencial para realizar mais do que qualquer pessoa poderia realizar isoladamente. Se a organização vence ou falha, isso depende de sua eficácia em obter e usar seus recursos. O trabalho envolvendo a combinação e direção da utilização dos recursos necessários para atingir objetivos específicoschama-se administração.

Para melhor esclarecer o que é Administração, o que é administrar, verifiquemos os fundamentos da administração:

• Frequentemente se diz que para ser um bom chefe é preciso administrar bem;

1. Mas o que é administrar?

2. Como é que se interpreta a palavra administrar?

• Ninguém é administrador de prédios ou máquinas. Quem administra, administrapessoas. A ação do administrador é sempre sobre pessoas, porém, além do elemento humano, outros fatores, objeto da administração, deverão ser utilizados de forma prática ou simples, eficaz e econômica.



Portanto, podemos dizer que:

“Administração é a gerência dos recursos, de modo prático, econômico e eficaz, para atingir os objetivos da organização através de pessoas”.

"Conjunto deprincípios e normas que têm por objetivo planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os esforços de grupos de indivíduos que se associam para atingir um resultado comum." G.L. Heilborn

Administrar uma Empresa é conseguir estabelecer e reunir uma série de condições favoráveis para que um grupo organizado de pessoas possa atingir um ou mais objetivos pré-determinados, visando, a cada etapa doprocesso administrativo, a melhoria da produtividade! Por que a melhoria da produtividade?

Se não visássemos a melhoria da produtividade, a administração seria uma mera reunião de condições para o desempenho de pessoas que operam uma Empresa.


Dentro dessa visão a Organização é uma decorrência da função administrar. Todo empreendimento que exige o esforço coordenado de um conjunto depessoas necessita de alguma organização para ser executado, cujo sucesso depende da qualidade de sua administração. É o que chamamos de Organização como função administrativa.

Outro aspecto a considerar, é a Organização no sentido de Empresa que congrega recursos humanos e materiais, visando ao alcance de um objetivo. Cada Organização tem a sua própria cultura, suas normas, tabus, costumes ecrenças.

A Organização existe desde as épocas mais remotas, enquanto atividade contínua e permanente, uma vez que o homem sempre procurou, embora de forma empírica, racionalizar, aperfeiçoar e simplificar suas ações, para conseguir maior rendimento ou o máximo de bem estar com o mínimo de esforço. Este é o princípio básico e o objetivo final da Organização.



1.2 Objetivos da Administração:Pessoas, máquinas, equipamentos, instalações espaço, dinheiro, tempo, ferramentas e instrumentos, tecnologia, processos, métodos, matérias primas etc. são objetos do estudo de administração, que devem ser geridos de modo prático, econômico e eficaz. Para que isto ocorra é necessário:

• Senso de Custos: evitar desperdícios, buscar a qualidade, menor esforço, aumentar a produtividade, saberfazer uso do tempo etc.

• Julgamento Sadio: conhecer os objetivos, bom senso, equilíbrio e ponderação, lógica e criatividade.

• Espírito Científico: constância de experiências, estudo, pesquisa, sabedoria.



O que distingue o trabalho da administração dos outros trabalhos que se executam no seio de uma organização é o fato do trabalho administrativo concentrar-se em manter a...
tracking img