Relatorio estagio iniciação docencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

EUNIVIA NEVES



RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, TURMA DE ENSINO FUNDAMENTAL (ÁREA 5) NO ESPAÇO DE 5 HORAS AULA.

SALVADOR- BAHIA
2011

SUMÁRIO

1 CAPA
2 SUMÁRIO

3 DEDICATÓRIA

4 DITAÇÃO

5 LISTA DE TABELAS

6 INTRODUÇÃO

7 A ESCOLA EO SEU ENTORNO

8 O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

9 SALA DE AULA

10 SAPECTO FÍSICO DA ESCOLA

11 ASPECTO DIDÁTICO

12 INFORMAÇÕES SOBRE A PROFESSORA

13 DESCRIÇÃO DAS AULAS

14 CONCLUSÃO

CITAÇÃO

“Toda criança brinca porque gosta. Para as que ainda não falam, brincar é uma forma de expressar o que estão sentindo, suas experiências e vivências interiores. Brincar, para acriança é tão vital quanto comer e dormir”. PAGANI; (2003, p. 12)

LISTA DE TABELAS

NÚMERO DE ALUNOS, POR TURNO E NÍVEL DE ENSINO
MATUTINO ENSINO FUNDAMENTAL – 1° AO 5° ANO 7H30MIN ÀS 11H50MIN
SALAS 4 15 ALUNOS POR SALA 15
VESPERTINO EDUCAÇÃO INFANTIL - 13H30MIN ÀS 17H50MIN
SALAS 3 12 ALUNOS POR SALA

DESCRIÇÃO DAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA
SALA DE AULA 7
PÁTIO INTERNO 1
PÁTIO EXTERNO1
UMA COZINHA 1
PARQUE INFANTI 1
REFEITÓRIO 1
SANITÁRIO PARA PROFESSORES 1
SANITÁRIO MASCULINO INFANTIL 1
SANITÁRIO FEMININO INFANTIL 1
BIBLIOTECA 1
SALA TV E VIDEO 1

FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA, FUNÇÃO E QUALIFICAÇÃO
DIRETORA E
COORDENADORA PEDAGOGICA
MARIA DAS GRAÇAS DE SÃO PEDRO 1
SECRETÁRIA VIVIANE NOGUEIRA 1
PROFESSORA EDIVAINE DE SÃO PEDRO 1
PROFESSORA QUEZIA MAURICIA DE LIMA1
PROFESSOR EDIVAN DE SÃO PEDRO 1

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar as observações do Estágio Supervisionado Em Educação Infantil – Iniciação à Docência, do 5º Semestre, realizado no Centro Educacional Deus Proverá, na turma de Ensino Fundamental da Educação Infantil (área 5), para o curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – Uniderp. No período de 20horas - aula
O presente tece considerações sobre a observação realizada, a elaboração da proposta pedagógica, concepções teórico-metodológicas, o modelo de planejamento, a proposta de organização do currículo para os anos iniciais do ensino fundamental, bem como a vivência na sala de aula.
A observação é fundamental para a aquisição de conhecimentos e aconteceu de forma participativa, pois éimpossível estar junto aos educandos e não participar, conhecer cada um e não se apaixonar por eles, pela forma dinâmica que o educar e o cuidar da Educação Infantil sugere.

A ESCOLA E O SEU ENTORNOA escola é construída em ovenaria, numa rua asfaltada, pátio encontra-se protegido por um gradeamento no portão, As pessoas conhecem-se todas e há uma estreita relação de vizinhança, acontecendo muitas vezes a ajuda entre si em caso de dificuldade. Existe um parque infantil no espaço interno onde as crianças possam brincar, O Centro EducacionalDeus Proverá, é visto com o maior carinho por todos que moram próximos e se servem dela para a formação intelectual básica dos filhos na construção da cidadania.

O PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

O Projeto Político Pedagógico ou proposta pedagógica observado leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e doAdolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação.
Os níveis de desenvolvimento da criança nos Planejamentos de ensino são elaborados anualmente na Escola envolvendo a Direção. Bem como, a Coordenação Pedagógica e Professores.
A proposta do PPP, possui clareza e objetividade, e para facilitar a implementação é utilizada...
tracking img