Relatorio estagio fisioterapia rtm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2822 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Recursos Terapêuticos Manuais – Ciclo: 2
Supervisoras: joao carlos da silva / Maria Jose de Souza/Joana carla
NOME DO ALUNO
FS6P32



















RELATÓRIO DE ESTÁGIO















Palmas/TO
2013
NOME DO ALUNO












RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Recursos Terapêuticos Manuais
Supervisoras: NOME SUPERVISORRelatório de estágio apresentado ao Curso Fisioterapia do Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo de Palmas, como exigência para a obtenção de nota para Aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado em Recursos Terapêuticos Manuais no 6° período.










Palmas/TO
2013



SUMÁRIO




1. INTRODUÇÃO 04
2. APRESENTAÇÃO DO SETOR: ESTRUTURA EAMBIENTAÇÃO 06
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS 07
3.1. ANAMNESE 07
3.2. APLICAÇÃO DA TÉCNICA 07
3.3. FINALIZAÇÃO 09
4. RELATORIO DE CASO 09
4.1. PACIENTE 1 09
5. CONCLUSÃO 11
6. BIBLIOGRAFIA 12

















1. INTRODUÇÃO


A massagem tem uma longa história permeada de uma vasta literatura. Alguns dos fatos históricos são amplamente difundidos, ea necessidade de repeti-los quase que poderia ser contestada. Ainda assim, a história da massagem continua sendo um tema importante tanto para estudantes como para profissionais e, portanto, merece uma menção em qualquer livro sobre massoterapia. (CESSAR, P.M et al, 2001).

A prática da massagem vem desde os tempos pré-históricos, com origens na índia, China, Japão, Grécia e Roma. A massagemtem sido mencionada na literatura desde tempos remotos, sendo a referência mais antiga a que aparece no Nei Ching, um texto médico chinês escrito num período anterior a 1500 a.C. Escritos posteriores sobre a massagem foram desenvolvidos por eruditos e médicos, como Hipócrates no século V a.C. e Avicena e Ambrose Pare nos séculos X e XVI rira alguns autores seria o século XVII) d.C, respectivamente.Um livro muito famoso sobre massagem, The Book of Cong-Fou, foi traduzido por dois missionários, Hue e Amiot, criando um grande interesse e influenciando o pensamento de muitos profissionais da massagem. . (CESSAR, P.M et al, 2001).

A palavra terapêutico é definida como "de, ou relacionado tratamento ou cura de um distúrbio ou doença". Ela vem do grego therapeutikos e relaciona-se ao efeitodo tratamento médico a (therapeia). A palavra massagem também vem do grego masso, que Manual de Massagem Terapêutica Mario-Paul Cassar significa "amassar". Hipócrates (480 a.C.) usou o termo anatripsis, que significa "friccionar pressionando o tecido, e este foi traduzido, posteriormente, para a palavra latina frictio, que significa "fricção" ou "esfregação". Este termo prevaleceu por um longotempo e ainda era usado nos Estados "Unidos até 1870. A expressão para massagem na índia era shampoing; na China a massagem era conhecida como Cong-Fou, no Japão, como Ambouk. A história da massagem em geral é registrada cronologicamente, mas, em vez de seguirmos esse rumo, é interessante considerar algumas de suas aplicações históricas como um recurso terapêutico. (CESSAR, P.M et al, 2001).Recursos Terapêuticos Manuais utilizam diversos tratamentos, entre eles a mobilização articular que se refere aos movimentos acessórios passivos que visam à recuperação da artrocinemática, ou seja, dos movimentos de giro, rolamento e deslizamento entre as superfícies articulares. O seu restabelecimento promove a congruência articular, diminui o atrito mecânico na articulação, melhora a dor, edemae, consequentemente, a função do segmento corporal comprometido. (RESENDE, M.A. et al,vol.10, 2006).


A terapia manual utiliza o alongamento para auxiliar no tratamento. Rocha, W.A. et al (2010) relatam que o alongamento muscular é frequentemente efetuado em várias práticas terapêuticas e desportivas com o objetivo de aumentar a flexibilidade muscular e a amplitude articular, assim como...
tracking img