Relatorio estagio drogaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Apresentação da empresa

2 Atividades Desenvolvidas

2.1 Função do Farmacêutico na Drogaria ou Farmácia comercial
É de responsabilidade do farmacêutico algumas funções como conhecer, interpretar e estabelecer condições para o cumprimento da legislação, manter arquivos com a documentação correspondente aos produtos sujeitos a controle especial, manter atualizada a escrituração,manter a guarda de produtos sujeitos a controle especial e prestar assistência farmacêutica necessária ao consumidor.

2.2 Controle do estoque de medicamentos controlados junto a ANVISA
Antigamente em Drogarias e Farmácias comerciais, a entrada e saída de medicamentos controlados eram documentadas em livros de registro. Eram utilizados três livros: um para as substâncias constantes da lista A1e A2 (entorpecentes, como por exemplo, a morfina, codeína e Tramadol), um segundo livro para as drogas constantes nas listas A3, B1 e B2 (psicotrópicas - Fenciclidina, Alprazolan, Bromazepam e Femproporex). O terceiro livro para era destinado as drogas constantes das listas C1 (que necessitam de um controle especial em duas vias - Ácido valproico, Biperideno e Lítio), C2 (substâncias retinóicas -Tretinoína), C4 (antiretrovirais) e C5 (anabolizantes). O registro no livro deve conter dados como data do aviamento, nome e endereço do paciente, nome e CRM do médico prescritor, visto do Responsável Técnico e data da dispensação.
Hoje em dia, todos os procedimentos de entrada e saída de medicamentos controlados, são informatizados o que facilitou o acesso dos órgãos de vigilânciasanitária. Todas as atividades relacionadas com a entrada (compra ou transferência) e saída (dispensação, transferência ou perda) devem ser notificadas junto a ANVISA. Para isso as farmácias comerciais e drogarias devem estar credenciadas ao SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).
Para notificar a dispensação de medicamentos controlados são necessários dados como nome dopaciente, quantidade de medicação vendida, lote do medicamento, endereço e identidade do comprador e CRM do médico prescritor. Já pra incluir a entrada de medicamentos controlados basta ter em mãos a nota fiscal que contem o lote, a quantidade de medicamentos adquiridos e laboratório responsável pelo medicamento. Estas informações devem ser transmitidas eletronicamente em intervalos de no mínimoum e no máximo 7 dias. Com a adoção desse sistema, além de monitorar a dispensação de medicamentos controlados permite a ANVISA monitorar o hábito de prescrição e consumo de substâncias controladas em determinada região e propor políticas de controle.

2.3 A dispensação de medicamentos
Uma das leis que regem as boas práticas de dispensação em Farmácias e Drogarias é a RDC n°328. Estaresolução descreve como deve ser feita a aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de medicamentos.
Pela definição a dispensação é um ato de fornecimento e orientação ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. O estabelecimento só pode dispensar produtos registrados ou declarados insentos de registro do Ministério da Saúde. Estes produtos devem serestocados de forma organizada e respeitando suas necessidades individuais (estocagem em geladeira, em local fresco e ausência de luz, caso necessário). Os medicamentos devem ser adquiridos de fornecedores legalmente licenciados no país.
Os produtos controlados devem ser armazenados em um espaço próprio, separado do restante em um armário com chave ou sala própria. A dispensação desses produtosdeve seguir a legislação, sendo conferida e escriturada pelo farmacêutico.
Se o paciente, por livre arbítrio, requerer a troca do medicamento de referência pelo medicamento genérico, o farmacêutico deve ser consultado e na receita deve ter a assinatura tanto do farmacêutico tanto do paciente.

2.4 Notificação de Receita
Notificação de receita é o documento que acompanha a receita...
tracking img