Relatorio estagio clinico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MONTENEGRO-FAM
PÓS-GRADUAÇAO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Doralice dos Santos Alves
Marinilva Alvin da Silva

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

Codó-MA
2012

Doralice dos Santos Alves
Marinilva Alvin da Silva

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PSICOPEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

Relatório de Estágio apresentado á Faculdade Montenegro-FAM, comoinstrumento de avaliação da Disciplina: Estágio Institucional como prática pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional para obtenção do grau de Especialista.
.
Orientadora: Ana Karla Rodrigues Soares

Codó-MA.
2012

“Trabalhar a partir das dificuldades é um instrumento da nossaqualidade”
Nice Terzi

SUMÁRIO
01-INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------04
Caracterização da Instituição--------------------------------------------------------------06
Relatório das observações realizadas em sala deaula-----------------------08
Avaliação Institucional-----------------------------------------------------------------------11
CONSIDERAÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------------13
REFERENCIAL TEÒRICO ----------------------------------------------------------------15
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA ---------------------------------------------------------18
ANEXO04
INTRODUÇÂO

O presente relatório vem abordar as etapas do Estagio Institucional Supervisionado, exigido pela faculdade Montenegro-FAM, como requisito para o grau de aperfeiçoamento de nossas habilidades.Tendo por estagiaria: Doralice dos Santos Alves e Marinilva Alvim da Silva, realizado a partir da proposta de ensino do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional em Codó-MA, nas dependências da Unidade Escolar Municipal Santa Maria, Povoado Barro Vermelho, zona rural, município de Codó, no período de vinte e quatro de setembro a oito de outubro de 2012. O Estagiorealizou-se na sala multisseriada no turno vespertino. O Estagio foi desenvolvido com carga horária de 80h, divididas em 25h de estagio, 30h em sala de aula com orientadora e 25h na elaboração do relatório tendo em vista o aprimoramento e aperfeiçoamento dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do Curso de Psicopedagogia Institucional e Clínico. A psicopedagogia Institucional como aárea que estuda o processo de ensino aprendizagem, pode contribuir com a escola na missão de resgate do prazer no ato de aprender foi pensando neste enfoque que o estágio institucional forneceu informações e práticas para abordar na visão psicopedagogica, as condições de escuta construindo um olhar que possibilite o conhecimento de sintomas para a analise dos mesmos buscando soluçõespara os problemas estudados.
Portanto, o presente trabalho consiste num relato descritivo da experiência de estagio realizado a partir da proposta de ensino do curso, as quais foram utilizadas as seguintes metodologias: entrevista com gestora, supervisora, professores, observação atividade dos alunos em sala de aula e em momentos de recreação, retirada de fotos da Instituição,reuniões em grupo com equipe de estagio, realizadas observação sala de aula para a verificação de possíveis problemas que os alunos possam apresentar, com descrição de observações feita em sala de aula e relato dos professores. A relevância deste trabalho oportuniza a nós Pós-graduandos o aperfeiçoamento e o entrelaçamento do conhecimento teórico com a construção de um exercício...
tracking img