Relatorio do Pnaic - unidade I

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto










ANO 2
UNIDADE 1


















O primeiro encontra em nosso Município sobre o Pacto da Alfabetização, teve como ponto de partida o conceito sobre o que é o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, onde se destaca que até os 8 anos de idade a criança deve estar alfabetizada, permitindo a inclusão de um maior número de crianças no sistemaeducacional em todo país. Houve a apresentação do programa, a elaboração do contrato didático e a leitura deleite.
Realizamos o estudo do currículo no ciclo da alfabetização, como ponto de partida, que se articula na orientação, na organização e no desenvolvimento da sua prática educativa, oferecendo as bases para a análise da realidade atual da escola e o planejamento da intervenção sobre ela.
Acriança encontra a escrita por toda parte e de várias formas, sendo construtora do conhecimento desde o seu nascimento. Na organização curricular do ciclo de alfabetização precisamos considerar esse aspecto. “O papel do educador no processo curricular é, assim, fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e sala de aula”.(Moreira e Candau (2007, p. 19)
O planejamento da minha turma do 2º ano é anual, e deste, os temas são divididos por bimestres, sendo registrados ainda no Diário de Classe e diariamente no Caderno de Registros.
Para se atender às necessidades gerais da turma e às individuais das crianças faz-se a avaliação diagnóstica, é ela que possibilita a elaboração do planejamento.
As propostas curricularescontemplam de forma articulada todas as disciplinas, assim o trabalho é interdisciplinar. Destaco ainda, o importante papel do afeto no desenvolvimento intelectual e na motivação para aprendizagem a fim de uma aprendizagem significativa. Nesta perspectiva, o processo de alfabetização pode também ser lúdico, com dinâmicas trabalhadas em sala de aula, rodas de conversa, construção de significados /junção de letras, utilizando práticas voltadas para o uso social da Língua. A escolha dos textos das situações vivenciadas pode ser feita de modo a considerar os temas que podem ajudar as crianças a desenvolverem atitudes críticas.
Para avaliar, é imprescindível pensar: O que os meus alunos já sabem sobre a escrita? O que ainda não sabem? O que devo ensinar? De que ponto meu trabalho deve partir?
Épreciso considerar o que as crianças sabem e o que precisam saber, bem como refletirmos sobre o que é necessário para ensiná-las e como elas aprendem.
No nosso segundo encontros tiveram a acolhida da professora e formadora Patrícia Canela depois foi realizada Leitura do registro de memórias pela cursista. Em seguida Retomamos as discussões realizadas em relação ao currículo e direitos deaprendizagem. Tivemos um momento de leitura deleite: “Para que serve um livro?”, de Chloé Legeav. onde refletimos sobre a importância do livro para aprendizagem e conhecimento no mundo infantil. Logo após realizamos estudo dos textos “Planejamento no ciclo de alfabetização: objetivos e estratégias para o ensino relativo ao componente curricular – Língua Portuguesa” e “Rotinas de alfabetização naperspectiva do letramento: a organização do processo de ensino e aprendizagem”. Onde discutimos sobre a importância do Planejamento e o entendemos como um instrumento que possibilita a superação de rotinas. Visa organizar e disciplinar a ação. Após as reflexões, foi proposta atividades em grupo para construímos uma rotina semanal onde abordassem os quatro eixos temáticos levando em consideração arealidade de nossa sala de aula, onde culminou com as apresentações dos trabalhos pelas cursistas e aprofundado com apresentação de um vídeo de Magda Soares na qual em sua entrevista fala da importância do letramento para o desenvolvimento e aprendizagem da leitura e escrita nas series iniciais.

Segundo Libâneo (1994), o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da...
tracking img