Relatorio do pnaic unidade I ano 3

RELATÓRIO DA UNIDADE I

Estudamos nessa primeira unidade a importância do Currículo como elemento norteador do trabalho docente. Sabemos que nós professores alfabetizadores temos umaresponsabilidade enorme referente à aprendizagem de nossos alunos. “Desse modo, pode-se, hoje, afirmar que é necessário um compromisso dos educadores em torno do pressuposto de que até oito anos de idade ascrianças tenham se apropriado dos conhecimentos necessários à escrita e à leitura de textos que circulam socialmente”. (p 07)
Para que o trabalho docente seja satisfatório a nossa ação deve sercuidadosamente planejada e baseada constantemente na ação-reflexão-ação. Se o professor conhecer bem a sua turma e considerar os diferentes tempos de aprendizagem, valorizando os relatos das experiências em salade aula, provavelmente seu trabalho será mais prazeroso e eficiente.
A Avaliação Diagnóstica “(...)possibilita elaborar o planejamento, atendendo as necessidades gerais da turma e às individuais dascrianças. Sabemos que não existe turma homogênea(...)” (p 08). Acreditamos ainda, que o aprendizado do aluno parte também da relação escola e sociedade.
Outra questão relevante no texto estudado foio fato de que não podemos priorizar os conteúdos isoladamente, as atividades propostas devem ser significativas e relacionadas aos interesses da turma. É importante utilizarmos no cotidiano escolar o“currículo oculto” que é muito rico em histórias e cultura.
Nessa perspectiva, “Paulo Freire (...) apresentou princípios de trabalho que tomam como pressuposto a articulação entre os diversos camposdo conhecimento (...)” (p 09). O referido autor, baseia-se no conceito da interdisciplinaridade, na qual os instrumentos, interesses e as curiosidades que instigam os alunos tornam-se os grandespropulsores do ensino, e não, uma mera divisão estática de conteúdos por componente curricular.
Nós precisamos nos empenhar em mostrarmos interesse pelos nossos alunos e pela história de vida de...
tracking img