Relatorio do estagio supervisionado de enfermahem em unidade de saude publica

1571 palavras 7 páginas
RELATORIO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAUDE PUBLICA.

CUIDADO ODONTOLÓGICO

O consultório dentário fica aberto o dia todo. Os profissionais trabalham 8 horas por dia. São atendidas diariamente de trinta e oito a quarenta pessoas, sendo seis vagas reservadas para encaixe de emergência. Trabalham nesse setor dois ACD e dois dentistas. Os profissionais não relataram nenhuma dificuldade para o atendimento.

CUIDADOS DOMICILIARES

As visitas diárias são realizadas uma vez por semana por cada equipe multiprofissional de saúde, na qual são compostas pelo médico, enfermeiro e ACS´s. Nessas visitas são verificados os sinais vitais, troca de sondas, curativos, controle de HAS, entre outras atividades em pacientes que não podem se locomover até a Unidade de Saúde.
As visitas são agendadas pelos ACS´s que passam nas casas das famílias e conhecem onde há maior dificuldade e onde é necessário o acompanhamento da equipe de saúde.
Os materiais e medicamentos utilizados, assim como o carro e combustível são oferecidos pela Unidade de Saúde do PSF, os custos sanados pelo município.

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS NA UNIDADE

Segundo o Ministério da Saúde o programa da Saúde da Família, foi uma estratégia elaborada para organizar a Atenção Básica, tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS - universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade - mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários. O atendimento é prestado pelos profissionais das equipes saúde da família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios. Essa equipe e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita a

Relacionados