Relatorio do estagio supervisionado de enfermahem em unidade de saude publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATORIO DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM SAUDE PUBLICA.



CUIDADO ODONTOLÓGICO

O consultório dentário fica aberto o dia todo. Os profissionais trabalham 8 horas por dia. São atendidas diariamente de trinta e oito a quarenta pessoas, sendo seis vagas reservadas para encaixe de emergência. Trabalham nesse setor dois ACD e dois dentistas. Os profissionais não relataram nenhuma dificuldade parao atendimento.


CUIDADOS DOMICILIARES

As visitas diárias são realizadas uma vez por semana por cada equipe multiprofissional de saúde, na qual são compostas pelo médico, enfermeiro e ACS´s. Nessas visitas são verificados os sinais vitais, troca de sondas, curativos, controle de HAS, entre outras atividades em pacientes que não podem se locomover até a Unidade de Saúde.
As visitas sãoagendadas pelos ACS´s que passam nas casas das famílias e conhecem onde há maior dificuldade e onde é necessário o acompanhamento da equipe de saúde.
Os materiais e medicamentos utilizados, assim como o carro e combustível são oferecidos pela Unidade de Saúde do PSF, os custos sanados pelo município.


PROGRAMAS DESENVOLVIDOS NA UNIDADE

Segundo o Ministério da Saúde o programa da Saúde daFamília, foi uma estratégia elaborada para organizar a Atenção Básica, tem como principal desafio promover a reorientação das práticas e ações de saúde de forma integral e contínua, levando-as para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Incorpora e reafirma os princípios básicos do SUS - universalização, descentralização, integralidade e participação da comunidade- mediante o cadastramento e a vinculação dos usuários. O atendimento é prestado pelos profissionais das equipes saúde da família (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário) na unidade de saúde ou nos domicílios. Essa equipe e a população acompanhada criam vínculos de co-responsabilidade, o que facilita aidentificação, o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias na comunidade.
Os programas inseridos na Unidade da Cidade Nova são:
O pré-natal: Que é o ato de acolher a mulher desde o início da gestação, assegurando no fim da gravidez o nascimento de uma criança saudável e o bem-estar da mãe. É necessário receber precocemente a gestante, pois a mesma devera realizar aprimeira consulta de pré-natal até 120 dias de gestação. É garantido a ela no mínimo 6 consultas, sendo três realizadas pelo medico e três pelo enfermeiro. Nessas consultas é necessário solicitar os exames laboratoriais: ABO-Rh, HMG, glicemia, VDRL, PU, anti-HIV, HBsAg, sorologia para toxoplasmose, USG obstétrica. Além desses poderá ser solicitado: PF, CO, bacterioscopia de secreção vaginal,sorologia para rubéola e urocultura. Verificar e realizar imunização Avaliar o estado nutricional (SISVAN) para fazer um acompanhamento de prevenção e tratamento dos distúrbios nutricionais.
O hiperdia é um programa que atende a hipertensos, diabéticos e idosos acima de 60 anos. Para atingir a proposta de promoção de qualidade de vida, além dos medicamentos e atendimento médico e de enfermagem, osintegrantes do Hiperdia participam de encontros mensais que incluem palestras, atividades físicas(caminhada) que é orientado e monitorada pelo profissional de educação física. Os integrantes do Hiperdia participam durante o ano de exames laboratoriais e recebem diversas orientações para manter uma boa qualidade de vida, além de receberem medicamento da Prefeitura para o tratamento de diabetes ehipertensão.Ao ser atendido por um médico da unidade de saúde, os pacientes com hipertensão ou diabetes passam a fazer parte de um cadastro específico, que é enviado à Secretaria Municipal de Saúde. O paciente recebe atendimento periódico de médicos, enfermeiros do PSF e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com acesso gratuito aos medicamentos indicados para o controle das taxas indicativas da doença,...
tracking img