Relatorio do eletromagnetismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Brasília
Curso de Física
Aluno: Igor Dantas Campos
Matrícula: UC 13100284
Disciplina: Eletromagnetismo 1
Professor: Edson Benicio de Carvalho Junior

Brasília, 11 de Março de 2013

No dia 7 de março de 2013 foi realizado em laboratório uma série de experiências que tinham como objetivo fazer com que os alunos conhecessem os processos de eletrização, e quepudessem identificar a transferência de cargas.

Introdução

Inúmeras experiências simples demonstram a existência de forças eletrostática. Por exemplo, após passar um pente em seu cabelo, você verificará que o pente atrai pequenos pedaços de papel. A força eletrostática de atração é frequentemente forte o bastante para suspender os pedaços. O mesmo efeito ocorre com outros materiais atritados,tais como o vidro ou a borracha.
Outra experiência simples é atritar um balão inflado com lã, ou com seu cabelo. Em um dia seco, o balão atritado ficará aderido à parede de um cômodo, frequentemente por horas. Quando os materiais se comportam dessa maneira, diz-se que estão carregados eletricamente. Você pode dar a seu corpo uma carga elétrica andando sobre um tapete de lã ou deslizando em umassento de carro. Você pode então sentir, e remover, a carga em seu corpo tocando levemente outra pessoa. Nas condições apropriadas, uma faísca visível pode ser vista quando você a toca e um pequeno choque é sentido pelas duas pessoas. (Essa experiência funciona melhor em dia seco, porque a umidade excessiva no ar pode fornecer uma via para a carga escapar do corpo carregado.).
Experiênciasdemonstram também que há dois tipos de carga elétrica, chamadas por Benjamin Franklin (1706-1790) de positiva e negativa. Com base nas experiências e conclusões de Franklin, cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem.
Quando dois corpos inicialmente neutros são carregados ao se esfregar entre si, não é criada carga no processo. Os corpos tornam-se carregados porque elétrons são transferidosde um corpo para o outro. Um corpo ganha uma quantidade de carga negativa dos elétrons transferidos para ele enquanto o outro perde uma quantidade igual de carga negativa e, consequentemente, fica com uma carga positiva.
Condutores São materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre e os isolantes são materiais nos quais as cargas elétricas não se deslocamlivremente.
Quando materiais isolantes são carregados por atrito, apenas a área friccionada torna-se carregada, e a carga não tende a deslocar-se para outra região do material. Ao contrário, materiais condutores quando carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Alguns materiais quando atritados aos pares (um contra o outro),geram mais cargas elétricas livres do que outros pares. Uma vez que a eletrização de um corpo nada mais é do que a quantidade de partículas carregadas em excesso na superfície do material desse corpo, oriundas do processo de atrito subtende-se que existem certos materiais que tem maior tendência de fornecer elétrons (e assim tornarem-se positivamente eletrizados) ou de receber elétrons (e assimtornam-se negativamente eletrizados) do que outros.
A série triboelétrica é nada mais que uma lista de materiais, cujo objetivo é mostrar quais são aqueles que têm uma maior tendência de se tornarem positivamente eletrizados (+) e quais os que apresentam maior tendência de se tornarem negativamente eletrizados (-). Essa lista torna-se, assim, uma ferramenta indispensável para se determinar quecombinação de materiais (que pares de substâncias devem ser atritadas) que podemos usar para um eficiente processo de eletrização por atrito.
Abaixo se encontra um exemplo de tabela triboelétrica e através dela podemos chegar à conclusão do tipo de carga que determinado material fica quando atritado com outro.

Série Triboelétrica

Procedimentos/Resultados
Primeiramente eletrizamos uma...
tracking img