Relatorio do curso de vasos sob pressão.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório de Estágio do Curso de Vasos de Pressão da área digestor Esco

Relatório Conclusão do Curso
Estágio Supervisionado

Aluno:
Orientador: Rubi Eugênio Hass

Telêmaco Borba, 27 fevereiro de 2012
Objetivo do estágio
Este relatório e apresentado para comprovar o cumprimento do estágio supervisionado com duração de 300 horas do curso NR 13 - vasos de pressão, ministrados pela ASMTreinamentos. Haverá a abordagem do funcionamento da planta de polpação química, bem como o apontamento dos principais vasos de pressão existentes na unidade produtiva em questão. Planta em atividade desde 1977.

* Processo
O digestor Esco foi o primeiro digestor contínuo instalado na Klabin. É menos sofisticado que o digestor Kamyr. A capacidade de produção, em média, situa-se ao redor de830 TPD (toneladas secas ao ar).
O Esco é um vaso de pressão instalado na posição vertical; os cavacos são introduzidos no topo e a massa celulósica é descarregada pelo fundo do mesmo. Durante a correta operação a coluna de cavacos e massa é contínua do topo ao fundo e se desloca para baixo a fluxo constante. O licor é mantido a um nível próximo do topo, logo abaixo do nível de cavacos. Zonas sãoestabelecidas para vaporização, impregnação, cozimento, diluição e resfriamento.
Existem quatro peneiras auto-limpantes montadas na parte superior da zona de cozimento que recolhem uma massa (volume) de licor, aquecendo e bombeando-se novamente ao topo da zona de cozimento através de tubos verticais. Essas peneiras são chamadas de peneiras vibratórias. Abaixo da zona de cozimento e extração,está a zona de diluição e resfriamento, onde a massa é condicionada às condições adequadas de consistência e temperatura para descarga no tanque de descarga.
* Descrição do Processo
Os cavacos de madeira são aquecidos em um vaso de pressão (digestor) com licor de cozimento consistindo, principalmente, de uma solução aquosa de hidróxido de sódio e de sulfeto de sódio. A razão entre a madeira eo licor, bem como a concentração do licor, a umidade dos cavacos e outras variáveis são cuidadosamente controladas.
Além do hidróxido de sódio e sulfeto de sódio, outros sais de sódio estão frequentemente presentes no licor de cozimento, em quantidades relativamente pequenas, sem afetar as reações. Estes sais incluem carbonato de sódio, tiossulfato de sódio, sulfito de sódio e silicato de sódio.Pequenas quantidades de íons polissulfeto também estão presentes quando o enxofre elementar é adicionado ao licor branco para manter a sulfidez alta.
O licor de cozimento é feito a partir do licor branco, onde se encontra a parte principal dos reagentes ativos, e do licor de um cozimento anterior contendo constituintes de madeira dissolvidos, ao lado de reagentes de cozimento não consumidos.Este licor negro é usado como diluente para assegurar sua boa circulação, sem introduzir uma quantidade extra de água.
Os cavacos e o licor são alimentados continuamente no digestor e atravessam zonas de temperatura crescente até atingir a zona de cozimento, onde a temperatura é mantida constante. O período de cozimento é determinado pelo tempo que os cavacos atravessam a zona até seremdescarregados, continuamente, do digestor.



Foto: Digestor Esco
A transformação dos cavacos em massa no digestor envolve as seguintes fases:

Pré - Aquecimento;
Impregnação;
Cozimento;
Diluição e resfriamento;
Descarga para o tanque de descarga.

Para isso, o corpo do digestor é dividido em diferentes zonas de retenção: os cavacos e a massa devem formar uma coluna contínua seminterrupção do fundo da zona de cozimento ao topo da zona de Pré - Aquecimento.
O pré-aquecimento realiza-se no digestor, no espaço acima do nível de líquido (licor). O tempo de retenção para o pré-aquecimento é dado pela relação entre o volume das pilhas de cavacos e a alimentação volumétrica dos mesmos. Um tempo de retenção de 1 a 2 minutos é normal, contudo, este tempo pode ser aumentado para 6 a 8...
tracking img