relatorio destilção cerveja

934 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
A destilação da cerveja requer a utilização de equipamentos para uma destilação fracionada, pois a agua e o álcool não possuem postos de ebulição distantes, porém, neste experimento será utilizada a destilação simples devido a ausência do equipamento necessário.
Destilação Simples
A técnica de destilação simples é usada para separar um líquido de baixo ponto de ebulição de um sólido dissolvido ou de um líquido com ponto de ebulição muito mais alto. Quando a solução é aquecida, o líquido de baixo ponto de ebulição ferve, se condensa no tubo resfriado com água (o condensador) e é coletada como o destilado. (REFERENCIA 1 - atkins)
Densidade
A densidade é uma propriedade intensiva da matéria, ou seja, independe da massa da amostra. Ela é representada pela razão entre duas propriedades extensivas (que dependem da massa da amostra), a massa e o volume, ou seja: d=m/v Dessa forma, fica claro o porquê de a densidade ser intensiva, ela é uma relação entre duas grandezas diretamente proporcionais, isto é, à medida que a massa aumenta, volume também aumenta, resultando em uma grandeza constante. (Atkins)
Cerveja
Os quatro ingredientes básicos na produção de cerveja são a água, o malte, o lúpulo e a levedura, que possuem características que podem proporcionar sabor e aroma ou então, interferir na formação de compostos de sabor e aroma durante o fabrico. O ingrediente presente em maior quantidade é a água (cerca de 90%). E a responsável pela fermentação e formação de álcool e CO2 (g) é a levedura.
No rotulo da cerveja utilizada no experimento está especificado o teor alcoolico de 5,0%.
Etanol
O etanol é representado pela fórmula C2H6O, ou, de forma mais detalhada, CH3CH2OH. A presença do grupo OH, chamado de hidroxila, em sua composição, faz com que o etanol se torne uma substância polar, Por causa dessa característica, o álcool se mistura facilmente com a água e outros líquidos que também são polares.
Por possuir poucos elementos químicos em sua

Relacionados