Relatorio de visita a angoflex - lobito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

Nº da Pág.
1. Introdução ……...………………………………………….………. 2
2. Apresentação da Empresa ………………………………………. 3
3. Plano Estratégico …………………………………………………. 3
4. A Sua Missão ……………………………………………............... 3
5. A Sua Visão ……………………………………………………….. 4
6. Políticas e Normas da Empresa ………………………………… 4
7. Recrutamento e Selecção ……………………………………….. 4
8. Avaliação de Desempenho…………………………..………….. 5
9. Processo de Treinamento e Desenvolvimento ……….…......... 5
10. Algumas Questões Colocadas aos Representantes da Empresa.. 6
11. Bibliografia ………………………………………………………… 7

1. Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre a visita que a turma do 4º Ano de GRH fez no dia 22 de Setembro do ano corrente em que baseou-se no conhecimento do sistema de trabalho da empresa Angoflex Lda, maisconcretamente a área de recursos humanos, com o objectivo de aprofundarmos ainda mais os nossos conhecimentos (na prática) deste ramo.
Contamos com a participação de quase todos os alunos da turma e fomos muito bem recebidos pela Sr.ª Cristiana Neves - departamento de recursos humanos e o Sr. Epalanga - departamento de SHEQ da empresa acima referida.
Passando da fase de apresentação, foi-nos feitauma indução em que nos explicaram passo-a-passo quais as regras de segurança, de visita, as normas de evacuação em caso de acidentes ou incidentes (focalizando incêndios) em que foram identificados os pontos de concentração, EPI’s que devem ser utilizados naquela empresa e os cuidados que devemos ter se encontrarmos alguma anomalia no caso dos quase acidentes (considerado um dos mais perigosos e namaior parte resulta em fatalidades), perigos não notáveis, vazamentos, danos a propriedade, entre outros. Foi-nos explicado também que, uma das formas da empresa controlar se todos os indivíduos são evacuados ou não dos edifícios é pela lista de presenças que são assinadas tanto pelos trabalhadores como pelos visitantes as suas instalações.
Apresentaram-nos a estrutura da empresa em que foramidentificadas quatro (4) saídas de emergência sendo que duas (2) se encontram no denominado edifício dos clientes.
A sua preocupação com os cuidados de preservação ambiental, levam esta empresa a ter uma gestão de resíduos bem controlada, fazendo a recolha de lixo através de uma selecção criteriosa de cores por tipologia de lixo, sendo que, as cores seleccionadas pelos mesmos foram:
Preto – lixoorgânico;
Amarelo – metais;
Verde…;
Azul e Vermelho.

2. Apresentação da Empresa
Situada no município do Lobito, província de Benguela, a Angoflex Lda está firmada também nas províncias de Luanda e Bengo contando com um total de mais ou menos quinhentos (500) trabalhadores, sendo que para o Lobito são cento e dezoito (118) colaboradores directos e setenta e quatro (74) indirectos comcapacidades de satisfazer o mercado nacional num esquema laboral rotativo de 24H/24H.
Sendo uma das líderes mundiais em engenharia e gestão de projectos no ramo petrolífero, a Angoflex Lda esta inserida no mercado angolano desde Março de 2008.
A Angoflex Lda pertence ao grupo Sonangol (30%) juntamente com a multinacional Technip Association (70%). Este último, criou em 2004 a maior base, no mundo, defibras ópticas e tubos flexíveis de 6 a 18 polegadas.

3. Plano Estratégico
Existem diversas variáveis nas quais devemos analisar ao efectuarmos o plano estratégico da empresa.
Um dos maiores objectivos da Angoflex Lda, no que compete ao RH, é o desenvolvimento de seus quadros apostando na formação e na recolocação dos mesmos de acordo ao surgimento de vagas, desta forma o nível de “headhunter” será baixo e não causará um gap muito elevado nas estatísticas da empresa e nem na sua estrutura económica.
Fazendo uma análise rápida da sua existência, apesar do mercado estar cada vez mais competitivo, a Angoflex Lda surgiu de uma parceria de interesses no qual ajuda a estrutura económica, não só da empresa como também do próprio País porque neste momento a mesma lidera...
tracking img