Relatorio de visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INFRAESTUTURA BÁSICA DO CANTEIRO DE OBRAS
Objetivando a prevenção de acidentes, de acordo com a NR-26- Sinalização de Segurança, a obra apresenta placas de sinalização, cores usadas para evitar acidentes, e estimula com avisos o uso dos equipamentos de proteção individual - EPI´s. A organização é bastante importante, por isso, locais como, armazenamento de materiais, ferramentas da obra, sãosinalizados com placas de fácil visualização. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A obra possui um total de oito cipeiros. Está licenciada através da IMPLURB, o corpo técnico responsável pela obra esta especificado em uma das placas ilustrativas.
Dependências administrativas:
Almoxarifado edepósito de ferramentas: Fica responsável pela entrada e saída de materiais utilizados na obra, que são devidamente identificados.
Escritório/administração: onde se encontram os responsáveis pelo corpo técnico administrativo como engenheiros, arquitetos, técnicos, etc.
Refeitório: é coberto, possui iluminação artificial e ventilação, o piso e as mesas são de fácil higienização.Vestiários e banheiros: a instalação sanitária está em perfeito estado de conservação. Os pisos e as paredes são de materiais resistentes.
2. Projeto arquitetônico e estrutural
Esta obra residencial possui diversos tipos de fundações e técnicas adotadas na supra-estrutura dos blocos de apartamentos:
LAJES: As evoluções arquitetônicas, que forçaram o aumento dos vãos, e oalto custo das formas tornaram as lajes maciças desfavoráveis economicamente, na maioria dos
casos. Foram usadas na obra lajes nervuradas que segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são "lajes moldadas no local ou com
nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte."

PILARES: Pilares são elementos estruturais lineares deeixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes e cuja função
principal é receber as ações atuantes nos diversos níveis e conduzi-las até as fundações.
Junto com as vigas, os pilares formam os pórticos, que na maior parte dos edifícios são os responsáveis por resistir às ações verticais e horizontais e garantir a estabilidade global daestrutura.Costuma está associada ao sistema laje, viga e pilar.
Fundações: Na obra é utilizado o tubulão como tipo de fundação. É outro tipo de fundação indireta que consiste em um tubo de aço de grande diâmetro. Um homem trabalha em seu interior e vai cavando ao mesmo tempo em que o tubo vai descendo. Quando chega à profundidade desejada, a base é alargada e concretada, servindo para apoio de umaparte da estrutura.
Este método leva em conta basicamente a compressão do solo na base do tubulão
VIGAS DE CONCRETO ARMADO: É usado nas estruturas dos edifícios. Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão. Por ser armado com ferragens passivas, (é quando o concretocomum é adicionado de vigas de aço) recebe o nome de concreto armado.
Corte e dobra: Os ferros são comprados, já chegam cortados na obra, mecanicamente na medida exata, evitando as sobras, isso requer menos tempo e gasto pois as peças são cortadas com maior precisão.
Fôrmas: Elemento montado na obra para fundir o concreto, dando formas definitivas a vigas, pilares, lajes, de concreto armado, queirão compor a estrutura da construção. As fôrmas da obra são feitas em madeira resinada.
Armadura estrutural: Conjunto de ferros que ficam dentro do concreto e dão rigidez à obra, isto é à peça depois que o concreto atinge sua resistência aos 28 dias, permanecendo escorada a obra obedecendo a regras bem definidas de desforma.
CONCRETAGEM: Antes de lançar o concreto, molhar muito bem todas as...
tracking img