Relatorio de visita tecnica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1495 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MECÂNICA DOS FLUIDOS










[pic]














MANAUS


MAIO - 2012


















MECÂNICA DOS FLUIDOS














Trabalho apresentado ao Professor Raimundo Kennedy, da disciplina Mecânica dos Fluidos,
do curso de Engenharia Civil, daUniversidade Federal do Amazonas.

















UFAM
Manaus – 12/2011
INTRODUÇÃO
Como conseqüência da abundância de rios de planalto em todo território brasileiro, verifica-se o predomínio da produção elétrica proveniente da fonte hidráulica. As hidrelétricas expandiram-se pelo Brasil e foram fundamentais para consolidar a expansão da indústria no país nadécada de cinquenta.
As hidrelétricas são complexos arquitetônicos, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Dentre os países que usam essa forma de obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiromaior do mundo em potencial hidrelétrico.
Para atender as necessidades de nossa região foram construídas duas hidrelétricas: a de Tucuruí e a de Balbina. Também está em construção a usina hidrelétrica de Belo Monte que será a terceira maior do mundo.
Neste relatório falaremos sobre a visita técnica que fizemos a hidrelétrica de Balbina em 12/05/2012.Hidrelétrica de Balbina



As centrais hidrelétricas geram, como todo empreendimento energético, alguns tipos de impactos ambientais como o alagamento das áreas vizinhas, aumento no nível dos rios, em algumas vezes pode mudar o curso do rio represado, podendo, ou não, prejudicar a fauna e a flora da região. Todavia, é ainda um tipo de energiamais barata do que outras como a energia nuclear e menos agressiva ambientalmente do que a do petróleo ou a do carvão, por exemplo. A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.O cálculo da potência instalada de uma usina é efetuado através de estudos de energéticos que são realizados por engenheiros mecânicos, eletricistas e civis. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por meio de um gerador, sendo a energia elétrica transmitida para uma ou mais linhas detransmissão que é interligada à rede de distribuição.
Um sistema elétrico de energia é constituído por uma rede interligada por linhas de transmissão (transporte). Nessa rede estão ligadas as cargas (pontos de consumo de energia) e os geradores (pontos de produção de energia). Uma central hidrelétrica é uma instalação ligada à rede de transporte que injeta uma porção da energia solicitadapelas cargas.
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, por exemplo, constitui-se de uma das maiores obras da engenharia mundial e é a maior usina 100% brasileira em potência instalada com seus 8.000 MW, já que a Usina de Itaipu é binacional.
A Usina Hidrelétrica de Balbina, pertencente à Eletrobras Amazonas Energia, fica localizada no rio Uatumã, no município de PresidenteFigueiredo. Ela possui um lago que ocupa uma área de 2,6 mil km², com 5 unidades geradoras com capacidade de geração de até 55MW de energia elétrica, totalizando 275 MW, que é levada para a cidade de Manaus. A hidrelétrica possui ainda, 4 comportas de liberação de excesso de água, para que não haja força e pressão demais sobre a barragem, quando a mesma está completamente cheia, fazendo assim com que...
tracking img