Relatorio de visita interdisciplinas a POTALEGRE/RN

973 palavras 4 páginas
Relatório de Observação da aula de Campo – Portalegre/RN

Aluno: Victor Bruno Fernandes Moreira
Turma: 3.8401.1M
Disciplina: História

Apodi/RN
Relatório
No dia 30 de Janeiro de 2014 nós que formamos a turma 3.8401.1M do curso de informática do IFRN – Apodi, orientados pelos professores Sarah Campelo, de História, e Heitor Bruno, de Biologia, estivemos na cidade de Portalegre/RN em uma aula de campo interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Historia e Biologia. A aula teve como objetivo a observação de elementos estudados pelas disciplinas envolvidas que não são possíveis de serem encontrados na cidade de Apodi.
Ao chegar à bela cidade serrana de Portalegre, nos dirigimos a Igreja Matriz para esperar o guia Paulo, que passaria o dia conosco e nos mostraria um pouco de sua cidade. Visitamos alguns locais da cidade já traçados em um mapa de aula elaborado pelos professores envolvidos.

1 – Trilha
A primeira tarefa realizada no dia foi uma trilha na mata da cidade. Essa trilha teve como objetivo o estudo das relações de dependência, população, comunidade, e outros assuntos ligados ao estudo da ecologia, matéria ministrada em sala pelo professor Heitor Bruno.

Durante a trilha foi possível observar populações, comunidades, e outros agrupamentos presentes na mata. Paramos em vários pontos para ver as relações de dependências das espécies e discutir o assunto proposto em sala de aula. Encontramos bastantes cupins e foi possível diferenciar os seus tipos. O professor Heitor abriu um pouco uma casa de cupins para nos mostrar melhor cada individuo.

Ao final da trilha discutimos o que pode ser observado em seu trajeto. Uma das coisas interessantes que podemos notar foi o fato de quanto mais próximo da área urbana, mais lixo podia ser encontrado na mata. Outra coisa que vale destacar é a presença de várias cercas presentes no trajeto. Essas cercas identificam a propriedade privada, ou seja, algo comum em um mundo capitalista.

Relacionados