Relatorio de trimiristina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1413 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
trabalho de Quimica de laboratorio




[pic]

Universidade de Cabo Verde
CESP: Gestão Ambiental e Tratamento de Águas e Efluentes

Disciplina: Química de Laboratório



Relatório


Determinação da concentração de cálcio numa solução





Discentes:
Estefânia Furtado
Maria Alice Leal
Hernâni dos Prazeres


Docente:
Nadir Alves CardosoData: 29/05/2012
Local: laboratório de Química da UNICV




Resumo:
Determinou-se pelo processo de Gravimetria a concentração do cálcio na amostra e através de cálculos chegou-se a conclusão que existia 0,08% de cálcio na amostra.


Introdução:

A gravimetria é um método analítico quantitativo, que consiste na separação epesagem de um elemento ou composto na sua forma mais pura possível.
Para entender melhor o trabalho deve-se ter em conta o seguinte vocabulário:
Analito se fala da substância a ser analisada.
Reagente precipitante está-se a referir ao reagente usado para precipitar o analito.
Precipitação, está envolvido um processo químico na formação do precipitado. Iões espectadores se fala dos iões queestão presentes em solução mas não participam na reacção química.
Cristalização, está envolvido um processo físico no precipitado, como por exemplo o arrefecimento da solução ou pela evaporação do solvente.
Solubilidade é a concentração de soluto numa solução saturada, a uma dada temperatura.

Existem vários tipos de análises gravimétricas:
A gravimetria por precipitação, na qual o compostoanalisado ou seja o analito, é separado de uma solução da amostra como um precipitado e é convertido a uma espécie de composição conhecida e que pode ser pesada;
A gravimetria de volatilização, na qual o composto analisado é isolado dos outros constituintes da amostra pela conversão a um gás de composição química conhecida. O peso desse gás serve então como uma medida da concentração do composto.A electrogravimetria, na qual o composto analisado é separado pela deposição em um eléctrodo por meio do uso de uma corrente eléctrica, e a massa desse produto fornece então uma medida da concentração do composto;
A titulação gravimétrica, na qual a massa do reagente, com concentração conhecida, requerida para reagir completamente com o composto analisado fornece a informação necessária paradeterminar a sua concentração.

Neste caso, o método gravimétrica estudado será a gravimetria por precipitação. Para ser analisado por este método, o composto ideal deve ser insolúvel, facilmente filtravel, com alto grau de pureza e deve ter sua composição conhecida. Como dificilmente um composto reúne todos estes requisitos, algumas técnicas podem aperfeiçoar as propriedades dos precipitadosna gravimetria. Neste método, o analito é transformado em um precipitado pouco solúvel porque o sucesso da precipitação depende da insolubilidade do precipitado no solvente para que as perdas não sejam significativas durante a filtração. Então, esse precipitado é filtrado, lavado para a remoção de impurezas, convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequadoe pesado. Este método é utilizado, por exemplo, para determinação de cálcio em numa amostra.
O tamanho dos cristais do precipitado também é importante para a análise gravimétrica: não podem ser pequenos a ponto de passar através do filtro ou de entupi-lo. Isto porque o precipitado deve ser facilmente filtrado e, além disso, cristais menores têm maiores áreas superficiais, o que facilitaria aagregação de substâncias contaminantes ao precipitado
Pode-se observar, então, que a análise gravimétrica por precipitação se utiliza, quase que basicamente, de conceitos de solubilidade de compostos e de estequiometria, em termos de massas (numero de mol do analito é igual ao numero de mol do precipitado).

Objectivo: O objectivo deste trabalho é aprender as técnicas de decantação, filtração,...
tracking img