Relatorio de teste da chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1939 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE POTIGUAR- UNP
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
QUIMICA EXPERIMENTAL

Antonio Ferreira de Melo Junior


TESTE DE CHAMA

Mossoró
2012

1. OBJETIVO
O objetivo do experimento foi mostrar com os testes da chama, que é um processo de irradiação com alta temperatura nos elementos sólidos, foi identificar cada elemento pelas suascaracterísticas quando irradiados mudando seu estado físico como a cor, por exemplo.

2. CONCEITO
Sempre que a matéria sofre uma transformação qualquer, dizemos que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico Fenômeno físico. Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico. No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ouseja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno como, por exemplo, um papel que é rasgado quando submetido a uma força ou um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética. Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, ospedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.
Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composiçãodeixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final como, por exemplo, um papel que é queimado ou uma palhinha de aço que enferruja. Todo fenômeno químico ocorre acompanhado de uma variação de energia, ou melhor, atransformação na composição da matéria implica necessariamente uma liberação ou absorção de energia. Fenômenos químicos que ocorrem com liberação de energia são denominados exotérmicos. A matéria que resulta de uma transformação exotérmica em geral é mais estável que aquela que lhe deu origem.

Introdução
Nesse experimento nós buscamos compreender um pouco melhor o que acontece com os váriosfenômenos, tanto físicos como químicos em cada elemento químico com o intuito de identificá-los para se obter mais informações sobre. Nesse contexto aprendemos como diferentes elementos se comportam quando submetidos a um teste de chama em laboratório, com isso observamos as mudanças em seu estado e com isso pudemos identificar cada elemento de acordo com a sua cor na chama. O que nos chamou a atençãofoi como cada um reage de uma forma diferente no teste quando o elétron foi submetido a uma fonte de energia adequada (calor, luz, etc.), pode sofrer uma mudança de energia, passando-se assim de um nível mais baixo para outro mais alto (excitação). Como  imaginou Bohr contudo, que a radiação emitida é limitada para um certo comprimento de onda. Com isso, deduziu que em um átomo, um elétron não estálivre para ter qualquer quantidade de energia. A energia de um elétron em um átomo é quantizada, e pode ter somente um valor de energia.

3. PARTE EXPERIMENTAL
No experimento foi colocada em cada recipiente certo elemento químico que foi classificado de a ate f e com uma alça de inoculação coletou-se certa quantidade de cada material que foi transferida ate a lamparina a álcool. Depoisde o elemento se evaporar da alça ela era esterilizada em acido clorídrico concentrado e depois levada novamente ate a lamparina para terminar a limpeza e começando assim novamente o processo com outro elemento químico.

4. MATERIAIS UTILIZADOS

* Lamparina a álcool
* Alça de inoculação
* Acido clorídrico concentrado
* Cloreto de cobalto
* Sal de sódio
* Sal de...
tracking img