Relatorio de solibilidades

902 palavras 4 páginas
[pic]
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ENGENHARIA CIVIL

ESTUDO DA SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS NA DETERMINAÇÃO DE ÁLCOOL NA GASOLINA.

IGOR LEITE
IGOR SANTOS
CARLOS COSTA
MIRIAN BRESSY
MARIANA LOBATO

SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2012
[pic]
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ENGENHARIA CIVIL

ESTUDO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS

IGOR LEITE
IGOR SANTOS CARLOS COSTA
MIRIAN BRESSY
MARIANA LOBATO

Relatório referente à prática da solubilidade dos compostos na determinação de álcool na gasolina, curso de graduação em engenharia civil, apresentado à disciplina química tecnológica, turma NR06, semestre 2012.1, ao professor Selmo Almeida.

SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2012
1.0 REFERENCIAL TEÓRICO

Polaridade das Moléculas Numa ligação Intermolecular pode-se avaliar a polaridade ou a falta dela na ligação. Quando dizemos que uma ligação é Polar, é porque a soma dos vetores de polarização do composto formado é diferente de zero, exemplificando, um dos dois átomos apresentara uma nuvem eletrônica (na ligação) maior que o outro devido a concentração de cargas em um dos pólos devido a diferença de Enetronegatividade. Pode-se dizer também, que toda ligação iônica é uma ligação Polar. Nos compostos Apolares a soma dos vetores de polarização é igual a zero. Nesses compostos, as nuvens eletrônicas ficam em tamanhos -aproximadamente- iguais, devido a semelhança de Eletronegatividade dos elementos.

Solubilidade “Semelhante dissolve semelhante” é a forma mais sucinta de explicar este quesito, pois a classificação entre Polar e Apolar influi no resultado da mistura a ser observada. Muitos grupos funcionais juntos num composto apresentam um alto grau de polaridade, por este motivo não podem ser diluídos, por exemplo, em éter etílico, que apresenta baixo grau de polaridade. Os compostos a quem pertencem os mais baixos níveis de

Relacionados

  • Horario
    18592 palavras | 75 páginas