Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O conhecimento sobre medidas proposto na aula de Química Geral, assim como o uso adequado de equipamentos e vidrarias, é de fundamental importância, visto que no método científico quantitativo, o fornecimento de dados numéricos para a descrição das propriedades e transformações da matéria é obtido através dessa prática.
As medidas obedecem a um sistema de unidadepadrão, denominado Sistema Internacional de Medidas (SI) que é fundamentado no conjunto de unidades básicas. Em Química, algumas unidades mais antigas, que não fazem do SI ainda são utilizadas em laboratório. No experimento, as unidades analisadas foram à massa, o volume e a temperatura.
A massa, segundo Brady (2009) é a quantidade de matéria que existe em um objeto. Sendo assim, a massaindica a quantidade de movimento de um objeto ou da resistência que ele oferece a uma mudança de movimento. No SI, a unidade fundamental da massa é o quilograma (Kg), embora o grama (g) seja a unidade mais conveniente para grande parte das medidas de laboratórios. As mediadas de massas são feitas por meio da comparação do peso da amostra em estudo com o peso de massas padrões conhecidas.
Ovolume é uma unidade derivada com dimensões de comprimento, o metro cúbico. As medidas do volume na área de Química aparecem quando é medido quantidades de líquidos. A unidade métrica tradicional é o litro (L), que de acordo com o SI, um litro é definido exatamente como 1 decímetro cúbico.
A temperatura é o estado de agitação das moléculas que compõem o corpo analisado. Geralmente é medido comum termômetro, que são graduados de acordo com uma de duas escalas de temperatura. Ambas as escalas utilizam como referência a temperatura à qual a água congela e a temperatura à qual a água entra em ebulição.
Contudo, as medidas não são exatas e podem ocorrer erros e essa fonte de incerteza está associada a limitações da capacidade de leitura da escala do instrumento de medida. O sucessodos experimentos, como também a segurança no laboratório, dependem da habilidade do pesquisador em reconhecer e utilizar corretamente as vidrarias e equipamentos. O experimento proporcionou o contato com essa realidade e a formação necessária para o manuseio adequado para a obtenção dos resultados reais das amostras.

2. OBJETIVOS

3.1. OBJETIVO GERAL

* Reconhecer e manusear osdiversos equipamentos e vidrarias de um laboratório de Química para obtenção de medidas precisas de massa, volume e temperatura dos materiais apresentados.

3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Conhecer os equipamentos e vidrarias de um laboratório;
* Associar cada amostra com o equipamento e vidrarias disponíveis para a realização dos experimentos;
* Entender os mecanismos defuncionamento de cada equipamento para evitar possíveis erros nos resultados;
* Obter as medidas corretas de massa, volume e temperaturas solicitadas no roteiro;
* Avaliar os resultados, comparando a eficiência dos equipamentos e vidrarias utilizadas no experimento;
* Resolver atividade apresentada pelo instrutor após conclusão dos experimentos e produzir relatório final sobre a aula prática.3. METODOLOGIA

4.3. MEDIDAS DE MASSA
Inicialmente, verificou-se a massa estimada, manualmente, de cada material apresentado, organizando-os na ordem decrescente de peso. Conforme orientação, posterior, foi utilizada a balança analítica para obtenção real das massas desses objetos, fazendo a enumeração de 1 a 3 de acordo com a ordem citada no roteiro.
Terminada essa operação,pesou-se um béquer pequeno de 50 ml, tomando nota da massa em gramas. Foram adicionadas 50 gotas de água destilada com auxílio de um conta gotas (pipeta), logo após obteve-se a massa do conjunto, calculando a massa das 50 gotas de água separadamente.

4.4. MEDIDAS DE TEMPERATURAS
Para verificar a temperatura de 100 ml da água da torneira, medida em graus Celsius (cº), reservada em...
tracking img