Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1799 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Síntese do sulfato de tetraminocobre [II] mono-hidratado



Índice:
Objetivos do trabalho
Fundamentos teóricos
Questões pré-laboratoriais
Protocolo
Material
Procedimento
Tratamento e registo dos resultados experimentais
Questões pós-laboratoriais
Conclusões/Critica
Bibliografia

Objetivos

Os principais objectivos deste trabalho são:
- sintetizar sulfato detetraminocobre (II) monohidratado, a partir da reacção entre o Sulfato de Cobre (II) Penta-hidratado e o Amoníaco;
- observar a formação de cristais deste sal complexo;
- realizar os cálculos estequiométricos necessários á determinação da quantidade química de uma substância;
- calcular o rendimento desta reacção;
- contactar com novas substâncias e materiais de laboratório, conhecer as suas regrasfundamentais de utilização e compreender qual a sua utilidade.


Fundamentos teóricos
1. sulfato de tetraminocobre (II) monohidratado

O sulfato de tetraminocobre (II) monohidratado é um sal complexo e também pode ser designado por composto de coordenação.
Um sal complexo ou composto de coordenação- é uma espécie química electricamente neutra, constituída por um ou mais iões complexose outros iões de carga oposta. É também caracterizado por uma cor viva (azul turquesa), sendo muito importante na vida dos seres vivos.

As principais propriedades dos sais são o sabor salgado, a solubilidade em água, a constituição iónica, a condução de corrente eléctrica quando fundidos ou quando em solução aquosa (são electrólitos) e a possibilidade de se obterem por uma reacção de ácido -base.
2. Reacção de síntese

Uma reacção de síntese- Uma reacção de síntese é uma reacção química em que dois ou mais reagentes dão origem a um só produto, contemplando a Lei de Conservação das Massas. Estas reacções são também conhecidas como reacções de composição. Neste tipo de reacção um único composto é obtido a partir de dois compostos, obedecendo a uma relação do tipo aA + bB → xX .3. Quantidade química

A quantidade química tem como símbolo a letra n, é uma grandeza física que mede a quantidade de partículas presentes numa dada amostra ou sistema.
As partículas podem ser átomos, moléculas, Iões ou eletrões partículas, dependendo do contexto.
A equação que permite relacionar estas unidades com a massa das substâncias é:

n = quantidade química dasubstância (mol)
m = massa da substância (g)
M = massa molar da substância (g/mol)

4. Rendimento (η)
O rendimento, η , de uma reacção química está relacionado com a quantidade de produto obtido relativamente à quantidade de reagente limitante consumido, apresentando uma reacção um rendimento de máximo, 100 %, sempre que todo o reagente limitante se transforma em produto a reação é completa.Sempre que tal não se sucede a reação é incompleta e o rendimento da reacção é inferior a 100 %.

As quantidades referidas no rendimento podem também ser massas ou número de partículas, podendo também ser volumes no caso de substâncias no estado gasoso.
5. A reacção do sulfato de tetraminocobre(II) monohidratado
A reacção do sulfato de tetraminocobre(II) mono-hidratado é uma reacção desíntese parcial, entre duas substâncias que são o sulfato de cobre(II) penta-hidratado e o amoníaco, e que se representa pela seguinte equação química:

Podemos também classificar esta reacção como reacção incompleta, pois há a formação de precipitado à medida que a reacção se sucede, ficando saturada a solução aquosa, dando-se um equilíbrio heterogéneo (quando os produtos têm estados diferentes dosreagentes). O produto desta reacção, o sulfato de tetraminocobre(II) monohidratado é um composto de coordenação, como mencionámos anteriormente.

6. Regras de segurança no laboratório:

7. Informações de segurança relativas a todas as substâncias e preparações envolvidas na síntese do sulfato de tetraminicobre(II) mono-hidratado:


Questões pré-laboratoriais:

1. Os cristais...
tracking img