Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNPB - FACULDADE UNIDA DA PARAÍBA
ENGENHARIA AMBIENTAL

severina tertuliano

RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
AULA DE LABORATÓRIO

JOÃO PESSOA
2011
JULIANA LACERDA
SAYONARA TAVARESSAMARA GALVÃO
SUYLANE BARBALHO


RELATÓRIO DE QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
AULA DE LABORATÓRIO

Relatório apresentado à UNPB FPB, com requisito parcial para obtenção de nota na disciplinaQuímica Geral e Inorgânica do curso de Graduação em Engenharia Ambiental.

Orientador (a): Celene C. de Carvalho

JOÃO PESSOA
2011


1. Objetivos:

• Determinar a temperatura de fusão esolidificação da naftalina;
• Verificar através desta propriedade física, se a amostra apresenta pureza significativa.


2. Fundamentação Teórica:

2.1. Determinação de Constantes Físicas
Aspropriedades físicas da matéria agrupam-se em duas categorias principais: as intensivas e as extensivas. Existem propriedades que independem de quanto se tem de matéria. Por exemplo: a temperatura deuma amostra não depende de seu tamanho e sim, do meio em que se encontra, já a massa depende. Assim, a temperatura é uma propriedade intensiva e a massa uma propriedade extensiva. É interessanteressaltar que a razão entre duas propriedades extensivas é uma propriedade intensiva. Exemplo: densidade e concentração.
Um dos testes de pureza de uma substância é a medida de suas constantes físicas(propriedades físicas das espécies químicas).
A sua reprodutibilidade caracteriza a veracidade de um método. Muitas vezes elas identificam a pureza com maior clareza e rapidez.
Entre as principaisconstantes físicas, encontra-se: densidade, ponto de fusão, ponto de ebulição, índices de refração; coeficiente de solubilidade, massa específica e outros.
Ponto de fusão ou ponto de solidificação é atemperatura na qual o líquido e o sólido podem coexistir em equilíbrio. A temperatura na qual um sólido cristalino se funde, isto é torna-se líquido é denominada ponto de fusão. A pressão de 1 atm,...
tracking img