Relatorio de quimica organica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Durante muitos anos a Teoria da Força Vital, formulada pelo químico sueco JONS JACOB BERZELIUS, que afirmava: “A força vital é inerente da célula viva, e o homem não pode criá-la em laboratório”, foi predominante. Porém, no início do século XIX, a descoberta do químico alemão FRIEDRICH A. WOHLER, através da sintetização da uréia, um produto orgânico, a partir de substânciasinorgânicas (o cianato de amônio), deixou totalmente evidente a artificialidade dessa barreira, de modo que a ciência moderna comprova isso até os dias de hoje.
Através da investigação aprofundada dos compostos orgânicos e inorgânicos, foi possível observar as características de cada um, seus tipos de ligação, capacidade de formação de cadeia, número de valência, isomeria, ligantes, entre tantas outrascaracterísticas que diferenciam esses compostos, e que são de suma importância na química em geral.

OBJETIVO
Observar testes classificando as substâncias desconhecidas em orgânica ou inorgânica. Caracterizar os compostos orgânicos como compostos que se queimam facilmente. Descrever, comparativamente, a ação do ácido sulfúrico sobre compostos orgânicos e inorgânicos, mostrar que na queima da vela ocombustível é a parafina.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diferença entre Compostos Orgânicos e Inorgânicos
Número de Compostos e Elementos Químicos Constituintes: Apesar do elevado número de Compostos Orgânicos (elevado número devido à propriedade de os átomos de carbono p realizar ligações entre si, formando cadeias), o número de elementos químicos constituintes é muito pequeno, ou seja, oscompostos orgânicos, em sua maioria, são formados pelos mesmos elementos, os chamados organógenos: Carbono (C), Hidrogênio (H), Oxigênio (O) e Nitrogênio (N). Na constituição de Compostos Inorgânicos há grande variedade de elementos químicos.
Quanto à Natureza dos Compostos: Os compostos orgânicos são, em sua maioria, covalentes ou moleculares, enquanto que os compostos inorgânicos são iônicos. Issodevido ao fato de os compostos orgânicos, em sua maioria, serem formados pelos elementos organógenos, os quais permitem ligação covalente ou molecular entre si. Já os compostos inorgânicos, em sua maior parte, apresentam metais combinados com ametais e, conseqüentemente, são compostos iônicos.
Estabilidade Térmica: A maior parte dos compostos orgânicos se decompõe quando são aquecidos a 500ºC. Jáos compostos inorgânicos, são raros os que se decompõem nessa temperatura; são muito numerosos os compostos inorgânicos que não se decompõem acima de 1.000ºC e a até mesmo 2.000ºC. Um exemplo simples é a comparação da estabilidade térmica entre o açúcar (composto orgânico) e o sal comum (composto inorgânico):


Perceba a diferença da estabilidade térmica entre a Sacarose (composto orgânico) eo Cloreto de Sódio (composto inorgânico). É possível concluir que os compostos inorgânicos são mais estáveis (resistem mais à temperatura).
Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição: Os compostos orgânicos sólidos geralmente apresentam ponto de fusão em temperaturas compreendidas entre 30ºC e 400ºC. Os compostos orgânicos líquidos também variam entre limites bastante amplos de temperatura de ebulição.Os compostos inorgânicos geralmente apresentam pontos de fusão e ebulição mais elevados.
Combustão: A maioria dos compostos orgânicos é combustível, ou seja, combinam com o gás oxigênio formando gás carbônico e água. Exemplo:


METODOLOGIA
Materiais usados:
Béquer de vidro;
Luvas térmicas;
Luvas de procedimento;
Máscara tripla branca com elástico;
Bico de busen;
Filtro de papel;
Placade petri;
Conta-gotas;
Espátula;
Cápsula: usada na evaporação de líquidos ou cadinho.
Compostos orgânicos e inorgânicos usados:
Palitos de Fósforos (trissulfuretofosfórico - P4S3);
Velas de parafina (Cn H2n+2);
Naftalina (C10H8);
Cloreto de sódio (NaCl);
Sacarose (C12H22O11);
Óxido de alumínio (Al2O3);
Acido sulfúrico (H2SO4).

MÉTODOS
Foram utilizados métodos químicos e térmicos...
tracking img