RELATORIO DE QUIMICA ORGANICA

660 palavras 3 páginas
AULA PRATICA DE FISICO-QUIMICA
RELATORIO DE REFRETOMETRIA

- DATA DE REALIZAÇÃO: 15.04.2013
- DATA DE ENTREGA: 22.04.2013

- INTRODUÇÃO
A refratometria é considerada um método instrumental, pois utiliza dos princípios analíticos desta ciência que envolve fenômenos físicos. Quando uma luz penetra num liquido ela muda de direção; isto é chamado de refração. O ângulo de refração, medido em graus, indica à mudança de direção do feixe de luz. Um refratômetro obtém e transforma os ângulos de refração em valores de índices de refração. O índice de refração depende do comprimento de onda e da temperatura, assim como também varia de acordo com a concentração do soluto, uma vez que o índice de refração aumenta linearmente com a concentração somente quando esta for expressa por massa por volume.
Os equipamentos que fazem essa mensuração do índice de refração são os chamados de refratômetros. O refratômetro é um equipamento para laboratório utilizado para teste e controle em laboratórios, indústria alimentícia, de bebidas e outros para indicar o índice de refração do elemento analisado. O índice de refração é proporcional à concentração em porcentagem de sólidos dissolvidos em soluções aquosas (%Brix), o que, no caso dos alimentos corresponde principalmente ao açúcar que eles contêm.
A escala Brix é calibrada pelo número de gramas de açúcar contidos em 100 g de solução. Quando se mede o índice de refração de uma solução de açúcar, a leitura em percentagem de Brix deve combinar com a concentração real de açúcar na solução. As escalas em percentagem de Brix apresentam as concentrações percentuais dos sólidos solúveis contidos em uma amostra, incluindo açúcar, sais, proteínas, ácidos e etc.

OBJETIVOS
Determinar o índice de refração de alecrim pimenta e soro caseiro empregando o refratômetro
Determinar o % Brix das amostras (alecrim pimenta e soro caseiro).

MATERIAIS, EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS;
Açúcar
Sal
250ml de água

Relacionados