Relatorio de quimica analitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
PARTE EXPERIMENTAL 5
RESULTADOS E DISCUSSÕES 8
QUESTIONÁRIO 14
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19


INTRODUÇÃO
O Grupo 1, chamado também de metais alcalinos, é constituído por seis elementos: Lítio, Sódio, Potássio, Rubídio, Césio e Frâncio. Eles formam um grupo bastante homogêneo. São metais excelentes condutores de eletricidade e altamentereativos. Possuem na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo. Têm a química mais simples (1+). Formam compostos iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxossais, como carbonatos, nitratos muito estáveis. Recebem o nome de metais alcalinos porque reagem muito facilmente com a água e, quando isso ocorre, formam hidróxidos (substânciasbásicas ou alcalinas), libertando hidrogênio. Reagem facilmente com o oxigênio produzindo óxidos. São altamente reativos tendendo a crescer, no grupo, de cima para baixo se visto do ponto de vista termodinâmico (liberação de energia), pois quanto menor, mais o elemento se hidrata, oxidando mais rápido e reagindo mais rápido. Em relação à solubilidade, todos os sais simples se dissolvem em água.
Ogrupo 2, chamado também de metais alcalino-terrosos são o Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio, Bário e Rádio. O nome alcalino-terroso provém do nome que recebiam seus óxidos: terras, e apresentam as mesmas tendências nas propriedades que foram observadas no grupo 1. São altamente reativos, mas menos reativos que os metais alcalinos. É a química do íon (2+), são divalentes, têm cor branca prateadae formam compostos iônicos com exceção do Berílio que tende a formar ligações covalentes. Os óxidos e hidróxidos são menos básicos que os dos metais alcalinos. Em relação à solubilidade dos metais alcalino-terrosos, o Grupo 2 são menos solúveis (J.D.Lee, 1999).
Pela razão de liberar elétrons com facilidade do orbital externo, tanto os metais do Grupo 1 quanto os do 2 são fortes agentesredutores, porém os metais alcalinos são mais redutores, pois só possuem 1 elétron no seu nível mais externo.
Já no Grupo 2, devido a carga adicional no núcleo que faz com esta atrai mais fortemente, os elementos alcalino-terrosos são menores que os correspondentes do Grupo 1. Porém os metais do Grupo 2 são mais duros que os metais alcalinos.
Os metais alcalinos são monopositivos e moles, à medidaque os átomos se tornam maiores, as ligações ficando mais fracas e as energias de coesão diminuídas. São maiores nos seus respectivos períodos, porém com a remoção de um elétron, o tamanho diminui consideravelmente. Apresentam densidades baixas, são coloridos e valores de eletronegativos pequenos.
Os átomos do Grupo 2 apresentam as mesmas características, sendo que são bipositivos e por teremtamanhos menores que seus correspondentes do Grupo 1.

OBJETIVOS
• Verificar as propriedades metálicas dos elementos dos Grupos IA e IIA.
• Observar a reatividade do magnésio.
• Identificar íons dos metais alcalinos e alcalino-terrosos em soluções de sais.
• Verificar a solubilidade de compostos dos elementos IA e IIA
• Constatar a formação de óxidos e hidróxidos.MATERIAIS E REAGENTES


→ Algodão;
→ Arame de aço inoxidável;
→ Bico de Bunsen;
→ Cadinho de porcelana;
→ Cápsulas de Porcelana;
→ Espátula;
→ Estante para tubos de ensaio;
→ Lâmina;
→ Papel filtro;
→ Pinça Metálica;
→ Tubos de ensaio;
→ Vidro relógio.
→ Ácido Sulfúrico 0,1mol L-1;
→ Ácido Clorídrico concentrado e 0,5 mo L-1;
→ Álcool EtílicoP.A.;
→ Potássio metálico;
→ Carbonato de Cálcio em pó, ;
→ Cloreto de estrôncio e cloreto de bário;
→ Hidróxidos, cloretos, nitratos e carbonatos de Li, Na, K, Ca e Mg;
→ Indicador fenolftaleína;
→ Limalhas de magnésio;
→ Magnésio em fita;
→ Soluções de LiCl, NaCl, KCl, MgCl2, e CaCl2;
→ Sulfato de cobre 0,1 mol L-1;






PARTE EXPERIMENTAL

Parte 1: Reatividade
A. Neste...
tracking img