Relatorio de quimica analitica qualitativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE QUÍMICA
FACULDADE DE FARMÁCIA

Relatório de Analítica Experimental I

Juliana F. Vilachã
DRE:
Profª: Rosangela
Amostras:03 e 21

Rio de Janeiro
2012
1.Histórico

2.Materiais
-tubos de ensaio
-tubo de amostra
-pipeta de vidro
-pipeta de plástico
-bastão de vidro
-becher de 50 ml
-becher de 100 ml
-banho maria
-vidro derelógio
-papel de tornassol
-placa de aquecimento
-tubo de desprendimento

3.Observações preliminares para a amostra 03

a)Aspecto do sal
-Pó cristalino branco pouco higroscópico

b)Após a análise do aspecto do sal foi feita uma solução com o sal 03 e água destilada, e assim foi aferida a solubilidade em água destilada, onde S corresponde a solúvel e I à insolúvel .
(S) águadestilada fria
(S) água destilada quente

c)pH da solução
-neutro

d)Caráter Redox da solução : Em uma placa de toque foram adicionados KMnO4, KIO3 Amidonado e KI Amidonado (1 gota de cada em 3 poços diferentes) e a cada poço uma gota de H2SO4 diluído e uma gota da solução.
| KMnO4 | KIO3/Amidonado | KI / Amidonado |
Solução do sal 03 | Resultado positivo com mudança dacoloração de rosa para amarelo. | Resultado positivo com mudança da coloração de rosa para laranja. | Resultado negativo sem alteração na coloração. |

4.Teste do grupo dos voláteis para a amostra 03
Em um tubo de ensaio foi posto 1 ml de Ba(OH)2 e em um tubo de desprendimento 0.5 ml da solução da amostra 03, zinco metálico e HCl diluído. Houve borbulhamento no tubo de desprendimento, porém nãohouve precipitação no tubo de ensaio, o que demonstra que não havia ânions voláteis na amostra.
Outro teste foi realizado, na placa de toque foi posto uma pequena quantidade do sal e adicionado ácido acético diluído. Como não houver efervescência, podemos confirmar que não há ânions voláteis na amostra.

5.Teste pro grupo do Bário e do Cálcio para a amostra 03
A 10 gotas da solução aquosa do sal,foi adicionado ácido acético diluído , até a reação ácida. O tubo foi aquecido e depois foi adicionado NH4OH até tornar a solução levemente alcalina. Essa solução foi então dividida em 2 tubos de ensaio. Ao primeiro foram adicionadas 5 gotas de Ba(NO3)2 e ao seguinte Ca(NO3)2 , e foram aquecidos até a fervura. Não houve precipitação , o que demonstra a ausência de ânions do grupo do bário ecálcio como SO4-, C2O4-2, AsO4-3,F- e o PO4-3.

6 .Teste do grupo da Prata para a amostra 03
Como a solução já era básica somente foram adicionadas 10 gotas de AgNO3 .Foram adicionadas 4 gotas de HNO3 . Houve a formação de um precipitado amarelo, o que caracteriza a presença I- ou Br-. Como no teste redox obtivemos um resultado com o laranja no caso do KMnO4 e amarelo no caso do KIO3 podemosafirmar que a amostra possui o ânion Br –
Br - +AgNO3 AgBr +NO3 -1
7. Teste do NH3+ para a amostra 03
Em um bécher foi colocado 1ml da solução aquosa do sal e mais 10 gotas de NaOH. Esse bécher foi tampado com um vidro de relógio que possuía um papel de tornassol rosa fixado. A não modificação do papel de tornassol demonstra a ausência deste cátion.
8.Teste do Na+ para a amostra 03
Emum tubo com 10 gotas da solução foi adicionada uma gota de acido acético diluído e 5 gotas de Uranil Acetato de Zinco. Houve a formação de precipitado amarelo, demonstrando a presença do cátion.
Na+ +ZN+2 + 3 UO22+ +9 CH3CO2- + 9H2O NaZn(UO2)3 (CH3CO2.9 H2O

9. Testes preliminares para a amostra 21
a)Aspecto do sal
-Cristal transparente não higroscópico
b)Após a análise doaspecto do sal foi feita uma solução com o sal 21 e água destilada, e assim foi aferida a solubilidade em água destilada, onde S corresponde a solúvel e I à insolúvel .
(S) água destilada fria
(S) água destilada quente

c)pH da solução
-neutro

d)Caráter Redox da solução : Em uma placa de toque foram adicionados KMnO4, KIO3 Amidonado e KI Amidonado (1 gota de cada em 3 poços...
tracking img