Relatorio de queda livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
ENGENHARIA ELÉTRICA












QUEDA LIVRE












Vitória da Conquista/BA
2012


FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE









QUEDA LIVRE















Vitória da Conquista/BA
Setembro de 2012


INTRODUÇÃO

Este relatório vem sugerir a compreensão do comportamento do movimento de Queda Livre(QL) em relação ao M.R.U.A. Sendo feito tendo como base o experimento realizado em laboratório, com uso de instrumentos de medida e leitura com alta precisão, que garantiram a confiabilidade dos dados coletados, dados esses que seriam utilizados nas equações envolvidas nos respectivos cálculos feitos também pela dupla.



























DESCRIÇÃO DOEXPERIMENTO

Para realização do experimento utilizamos no laboratório de Física da Instituição Faculdade Independente do Nordeste, um conjunto para quedas de corpos Klein. Sendo este dotado de: uma base tripé com sapatas niveladas, uma escala graduada de 0 a 600 mm, uma fonte para alimentação de bobina de disparo e retenção (eletroímã) com interruptor, possuidor ainda de dois sensores ópticose um cronômetro digital de quatro intervalos, no qual foi utilizado apenas um devido o experimento ter sido proposto com um primeiro sensor que dava a partida ao cronômetro e outro sensor que ao fazer a leitura de um corpo, tinha a função de travar o cronômetro, indicando assim o tempo gasto pela esfera.
De acordo com o roteiro passado a dupla deveria realizar cinco ensaios e coletar as medidasdo tempo gasto de cada um. Para isso foi preciso alterar a posição dos sensores, de partida e fechamento tornando o experimento em um resultado particular, então foi posicionado o sensor de partida na posição onde o feixe óptico se centralizava em 120 mm de distancia do ponto zero, e o de fechamento a 420 mm da posição zero.
Após o posicionamento dos sensores ópticos, verificamos que o cronômetroestava zerado; De posse da esfera de aço que era o corpo utilizado no experimento a posicionamos com a face da bobina, ao mesmo tempo em que acionamos o botão de retenção da mesma, em seguida desacionamos o mesmo botão que interrompe o fluxo de corrente liberando a esfera para a queda livre.
No instante em que a esfera percorre 120 mm a partir do zero na direção vertical, sentido de encontro aoplano horizontal da mesa, ela interrompe o feixe luminoso que è captado pela parte receptora do sensor fotoelétrico acionando assim o disparo do cronômetro digital.
A esfera continua sua trajetória na mesma direção e sentido até percorrer 420 mm (desde o ponto zero) quando intercepta o feixe luminoso do segundo sensor, acionando assim o fechamento do cronômetro. No fim do seu trajeto o impacto éamortecido na cesta coletora posicionada abaixo da escala.
Após cada ensaio o cronômetro foi zerado dando-se inicio a um novo ensaio que seguiu a mesma sequencia sem alterar as posições dos sensores, conservando as medidas para todos os ensaios, os tempos coletados nos cinco ensaios foram exatamente o mesmo, que corresponde a 00,134 s.


RESULTADOS


Após o termino do experimento e coletados dados, foram realizados os cálculos sugeridos pelo roteiro, para que o desenvolvimento dos mesmos pudesse chegar a uma conclusão. Seguem abaixo os respectivos resultados e os cálculos que até eles.
Velocidade em Relação ao tempo V=V0 – g t
Posição em Relação ao tempo Y=Y0 + V0t –g t2/2
Velocidade em Relação à posição V2 = V20 -2g(Y-Y0)
Tabela de formulas:

Dados:
Número de medidasrealizadas em cada ensaio: 1.
Valor da posição inicial ocupada pelo primeiro sensor: y0 = 120 mm → 0,12 m.
Valor da posição final yF , ocupada pelo segundo sensor: yF = 420 mm → 0,42 m.
Deslocamento h que o móvel sofrera de y0 até yF: h =∆y0,F = yF – y0 = 420–120 = 300 mm (0,3 m)
Número de ensaios : 5.
Trajetória realizada pelo centro de massa do móvel: A trajetória é retilínea e a velocidade...
tracking img