RELATORIO DE PRATICA

Páginas: 4 (879 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
PRÁTICA 1 - CLASSIFICAÇÃO MORFOLÓGICA DAS BACTÉRIAS

MORFOLOGIA BACTERIANA
Entenda de onde vem a Classificação Morfológica Bacteriana 
Morfologia, em microbiologia, é o estudo da forma de umorganismo, ou de parte dele. A Classificação Morfológica Bacteriana se dá de acordo com a forma da célula e com o grau de agregação da mesma, onde temos:
Cocos
Bacilo
Espiralados
A Parede CelularBacteriana é responsável pela forma da célula e pela Classificação Tintorial das Bactérias. Possui como principais componentes os tetrapeptídeos e o peptideoglicano, uma macromolécula complexa queforma a estrutura rígida da parede e confere estrutura de replicação e sobrevivência das células, em condições normais, em que as bactérias se reproduzem.
Baseada nessa composição, as bactérias podemser:
1.GramPositivas

Possuem uma parede celular grossa, de várias camadas e composta principalmente por peptideoglicano, que envolve a membrana citoplasmática. Podem ter também outroscomponentes, como os Ácidos Teicóicos, que são polímeros hidrosolúveis unidos a peptideoglicanos, fundamentais para viabilidade celular.
é BOM SABER: Por conta dessa composição rica em peptidioglicanos,durante o processo de coloração, as bactérias Gram Positivas retém o corante cristal violeta,corando-se de ROXO.
2.GramNegativas
Possuem uma parede celular mais complexa, composta por duasmembranassituadas fora da membrana citoplasmática. Por fora dessa membrana, existe uma camada fina de peptideoglicano e do lado de fora dessa camada está a membrana externa, exclusiva desse tipo de bactéria. Alémdisso, essas bactérias não possuem Ácidos Teicóicos, como as Gram positivas.
Por conta da camada de peptideoglicano ser fina, essas bactérias não retém o corante Cristal Violeta, sendo portantocoradas pelo corante de contraste, adquirindo uma coloração VERMELHA – ROSA PINK.


Coloração de Gram
Introdução
A coloração de Gram é um método de coloração de bactérias desenvolvido pelo médico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prática, relatório
  • relatorio de pratica
  • relatório de pratica
  • relatorio pratica
  • Relatório de prática
  • relatório de pratica
  • Relatório de prática
  • RELATORIO DE PRATICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!