Relatorio de pratica e projeto e arquitetura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução
Na data ……. foi procedida a visita técnica numa obra de grande porte, localizada na avenida......, número ...., bairro .... , sobre a orientação do professor ........ , titular da disciplina Prática de projeto de arquitetura.
A visita aconteceu no horário matutino, e na explanação evidenciou-se questões imprescindíveis a serem solucionadas quando do inicio da execução da obra,pondo-se em pauta dois pontos importantes.
A primeira envolvendo as questões legais, como pré-existência do projeto, registro do CREA, definição da responsabilidade técnica de autoria – RT de autoria e a responsabilidade técnica pela execução da obra – RT de execução, identificando-se qual empresa é a responsável por sua execução através do CNPJ da pessoa jurídica em questão, e onde localiza-sesua sede ou filial administrativa que poderá ser acionada em caso de irregularidade. Assim como também o alvará a ser deferido pelo órgão de municipal de planejamento urbano.
O segundo relacionado a própria organização do canteiro de obra, cujo o espaço precisa ser bem organizado, de forma a viabilizar com segurança e dinamicidade a própria execução da obra em si, que se inobservadas podemacarretar o embargo da obra quando da fiscalização do CREA.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Gerenciamento de obras consiste em executar um empreendimento de acordo com a
qualidade definida pelo projeto, no prazo previsto em contrato, dentro do orçamento previsto e com segurança. Para que isso se torne possível é necessário planejamento, programação, direção e controle dos recursos organizacionais daobra, ou seja, recursos físicos , humanos, tecnológicos e financeiros. Meseguer (1991), apud Thomaz (2001, p. 358) afirma que “planejar significa ordenar previamente os meios para conseguir um objetivo; é a base fundamental para a obtenção posterior de resultados satisfatórios”.
Segundo a NBR 12722/92, a fase de planejamento é composta pela análise de viabilidade técnico-econômica-financeira doempreendimento, escolha do lugar, levantamentos topográficos, estudos geotécnicos, caracterização física da edificação, seleção dos profissionais que irão participar da execução, previsão orçamentária, programação das diversas fases do empreendimento através de cronogramas, vistoria preliminar e ligação e integração com serviços públicos federais, estaduais, municipais, autárquicos, etc. Ou seja, éonde são gerados os principais números da obra: dimensões, quantidades e valores. O planejamento inclui atividades de médio e longo prazo e dados e informações gerais, sem detalhamentos visando uma situação futura desejada.

Para o orçamento é necessário quantificar todos os serviços a serem executados e através de tabelas de composições de custos unitários calcular o custo total da obra. O preçototal da obra é obtido através dos custos diretos e do BDI (Benefício de Despesas Indiretas),
que é um índice percentual que cobre os custos indiretos e os lucros. Após estas etapas passa-se para a fase de programação da obra, onde o principal instrumento utilizado é o cronograma.

Nele são organizados os recursos oferecidos pela empresa de modo a atender o prazo estabelecido para a finalizaçãoda obra, analisando a precedência das atividades e o tempo de execução destas.

A última fase do gerenciamento de uma construção é a operação e controle, onde se
compara os números obtidos com o planejamento e a programação com os números realizados na execução da obra. Para isso utilizam-se instrumentos como o diário de obra, boletim de medição, relatórios gerenciais e realiza -se controledos materiais, mão de obra, equipamentos, financeiro e de qualidade da execução. Veira Netto (1988, p. 34) indica que o modelo adequado de organização é aquele que reflete as necessidades do empreendimento. Assim, para obras que utilizam sistemas estruturais diferentes, no caso estruturas em concreto convencional e com pré-fabricados, que, conseqüentemente possuem as fases de gerenciamento...
tracking img