Relatorio de pesquisa e pratica profissional - producao de texto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ANA NICOLE MEDEIROS SEIXAS MEDEIROS RU 629107
JANETH DO SOCORRO PINHEIRO LOPES, RU 651443

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL
PRODUÇÃO DE TEXTO

Bragança- PA
2011

1 - INTRODUÇÃO
O relatório tem como finalidade mostrar a vivência / prática educativa nas Instituições de Ensino, a ampliação do conhecimento do aprendizado naEducação, conhecer a realidade nas salas de aula, de alunos e professores e a construção do aprendizado nas Escolas.
Esse estágio tem como objetivos a observação e participação. A prática é a execução da teoria, sendo de suma importância, para o desenvolvimento do meu futuro profissional. Ajuda-nos a compreender a forma de ensinar, através dos projetos, planos de aula e ações pedagógicas, e odesenvolvimento do aluno nas salas de aula.
Ciente de que a Educação é à base de todo processo evolutivo e na contribuição no processo de Cidadania e democracia, baseando-se numa respectiva colaboração e participação entre todos os envolvidos, melhorando o ensino-aprendizado nas escolas. Partindo desse pressuposto, a pesquisa e prática profissional – Produção de Texto alavanca a oportunidade deampliação do acesso ao conhecimento, promovendo o crescimento pessoal e cultural, através de troca de experiência, sociabilidade nas escolas, entre professores e alunos, sendo um alicerce na minha prática profissional como futura Pedagoga.
Foram utilizadas as seguintes metodologias:
* Entrevista com professores
* Consulta ao Coordenador Pedagógico
* Pesquisa e leitura de ProjetoPedagógico da Escola.

CONTEÚDO
* 1º - Caracterização da Escola
* 2º - Entrevista com 05 (cinco) professores.

2 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA

Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlia Quadros Peinado. Localizada na Rodovia Bragança – Capanema, 553. Bairro Celpa. Foi fundada em 23 de Maio de 1988. Há 23 anos vem ofertando o Ensino Fundamental da 1ª/9 até a 5ª/9 e a 1ª etapa até 4ª etapa/ EJA.Natureza mantenedora: Pública. A estrutura física da escola é assim distribuída: 06 (seis) salas de aula, 01 (um) laboratório de informática, 01 (uma) sala para diretoria, 01 (uma) sala da coordenação pedagógica, 01 (uma) área de recreação coberta. 01 (uma) copa-cozinha, 01 (uma) secretária e trabalhos administrativos e pedagógicos, 01 (um) pátio de eventos, 01 (um) depósito de merenda escolar, 04(quatro) banheiros femininos, sendo 01 (um) de funcionárias e os restantes para alunas, 04 (quatro) banheiros masculinos, sendo 01 (um) para funcionários e o restante para os alunos.O corpo docente é formado por 29 (vinte e nove) professores, sendo que 16 (dezesseis) são formadas em pedagogia, 04 (quatro) têm o magistério e estão cursando pedagogia, 01 (uma) formada em letras, 02 (duas) têmmagistério e cursam letras pela UFPA, 01 (uma) com magistério, cursando biologia pela UFPA, 01 (uma) com magistério cursando Educação do Campo, 01 (uma) formada em pedagogia especializada em ciências e matemática de séries iniciais, 01 (uma) formada em pedagogia especializada em informática e educação, 01 (uma) formada em Geografia especializada em Educação Ambiental, 01 (uma) formada em históriaespecializada em Gestão Ambiental e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Atualmente a Escola tem 932 alunos matriculados. 24 (vinte e quatro) turmas. Sendo 06 (seis) turmas são EJA,18 (dezoito) turmas são do Ensino Fundamental. Com total de 24 (vinte e quatro) turmas. Assim distribuídos: 06 (seis) turmas são do EJA, 18 (dezoito) turmas são do Ensino Fundamental. Os números de alunos estão divididosda seguinte maneira: 76 (setenta e seis) alunos estão cursando o ensino fundamental de 08 anos, 574 (quinhentos e setenta e quatro) alunos estão cursando o ensino fundamental de 09 anos, 282 (duzentos e oitenta e dois) alunos estão cursando o EJA. A escola tem 04 (quatro) turnos: 1º turno: 233 alunos, 10 (dez) professores, 02 (dois) professores de informática, 01 (um) Professor de Educação...
tracking img