Relatorio de Periquitaquaria

1791 palavras 8 páginas
Introdução

Baseado na visita que as turmas Sócrates e Mercúrio fizeram a comunidade Periquitaquara no dia 01/05/2013 visto alguns pontos de vistas que chamaram bastante atenção as questões de educação, transportes e saúde que é um dos mais preocupantes, pois, além disso, no único posto de saúde, a água utilizada para qualquer tipo de atendimento é a do rio. Objetivou-se examinar estratégias sócio-econômicas e ambientais como forma de dinamizar geração de renda e a melhoria das condições de vida da população ribeirinha. No caso das populações ribeirinhas amazônicas, as estratégias e organização nem sempre tiveram visibilidade devido à falta de identidade oficia, pois os chamados caboclos da região eram vistos como “grupo invisível”, e excluídos do processo decisório sobre o desenvolvimento local.
Atualmente alguns grupos tem se destacado pela forma como utilizam os recursos locais o que permite conhecer estratégias que deem subsídios a uma política de desenvolvimento regional que tenham em conta essas populações.

O OUTRO LADO
Periquitaquara fica na Região das Ilhas da grande Belém, no final do furo fica localizada a unidade Pedagógica Santo Antônio. Mensalmente os 35 professores e coordenadores pedagógicos que atuam nas ilhas de Belém, encontram-se para o que chamamos de HP (horas pedagógicas), o momento é para troca de saberes, e começa assim: Eles pegam barcos e dirigem-se para a ilha, sendo que cada mês é uma ilha diferente para conhecer o espaço educativo de cada professor.

Apesar da dificuldade de transporte que a ilha apresenta os ribeirinhos não perdem uma aula leva a coisa bem serio, eles sentem que é uma grande chance de garanti um futuro melhor. Vão se superando a cada dia traçando seus objetivos e tento a certeza do seu sucesso e com isso ter a oportunidade de ajudar outras pessoas que tenham as mesmas necessidades e o que na maioria acontece é que eles procuram se forma em Belém e depois retornam

Relacionados