Relatorio de parasitologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO

Urinálise compreende as análises física, química e microscópica da urina, com o objetivo de detectar doença renal, do trato urinário ou sistêmica, que se manifesta através do sistema urinário. É um teste laboratorial amplamente utilizado na prática clínica, constituindo um dos indicadores mais importantes de saúde e doença.
Trata-se de um dos exames mais antigos deque se tem conhecimento, mas ainda carece de uma padronização universalmente aceita. Os componentes do exame de urina incluem a avaliação das características macroscópicas (cor e aspecto), físicas (pH e densidade ou gravidade específica), químicas (através de tiras reagentes), bioquímicas e microscópicas, além de testes confirmatórios quando necessário.
Os principais erros em urinálise incluemtipo de amostra inadequada para o exame a ser realizado, frascos de coleta inadequados, demora no transporte, falta de homogeneização das amostras, cuidados inadequados com os reagentes, uso de técnicas inadequadas, relato inadequado dos achados, desconsiderar um achado na análise, desconhecimento do papel dos interferentes e não analisar todos os achados em conjunto. Os exames utilizados naurinálises são:

-EAS- Elementos anormais do sedimento
-EQU- exame qualitativo de urina
-URINA I, Urina de 24 horas, Punção suprapulbica, Parcial de urina
-Exame quantitativo de urina realizado na câmara de newbauer
-Bacterioscopia e Urocultura
-Teste de gravidez
-Clearence de Creatinina ou Depuração de Creatinina
-Dosagem do Ácido Vanilmandélico(VMA)

CAPÍTULO II
FASICLIN1-IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE:
Razão Social: Fasipe Centro Educacional Ltda.
CNPJ: 07.939.776/0001-10
Fantasia: FASICLIN - Laboratório Escola da Faculdade Fasipe.
Endereço: Rua Carine, 11 Estrada do Aeroporto, Residencial Florença
Cidade: Sinop – MT
CEP.: 78.550-000
Telefone: 3517-1320
Inaugurado em Abril de 2011

ÁREA NA UNIDADE ONDE FOI REALIZADO O ESTÁGIO:Data Inicio: 14 de Novembro de 2011
Data Termino: 10 de Dezembro de 2011
Responsável Pelo Estágio: NEOCIMAR SARAIVA

CAPÍTULO III
URINÁLISE CLINICA

2- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Foi realizado na Fasiclin, atividades como exame de Urinálise.
3- PROCEDIMENTO

1.Exame Qualitativo de Urina

O principal órgão excretor do organismo que mantém constante o volume, a composição química, o pH ea pressão osmótica dos líquidos do corpo é o rim, e é nele que a urina é formada. Isto é, a urina é um ultrafiltrado do plasma, do qual foram reabsorvidos componentes essenciais ao metabolismo, como água, glicose, aminoácidos, etc. Ela é formada por uréia e algumas outras substâncias dissolvidas em água. As concentrações destas substâncias podem variar de acordo com metabolismo, ingestãoalimentar, atividade física, função endócrina e até posição do corpo.
O exame qualitativo de urina (EQU) é um conjunto de provas não invasivas e baratas que fornecem informações sobre várias funções metabólicas do organismo. É útil no diagnóstico e tratamento de doença renal ou do trato urinário como, também, na detecção de doenças metabólicas ou sistêmicas não relacionadas com o rim. O teste consiste naverificação da cor e aspecto (exame físico) da amostra; determinação do pH e densidade; pesquisa de proteínas, glicose, corpos cetônicos, urobilinogênio, bilirrubina, sangue, nitrito e leucócito esterase (através da fita reativa), além de sedimentoscopia (análise microscópica).

Coleta
Para colher uma amostra de urina que represente o estado metabólico do paciente, é necessário controlarcertos aspectos da coleta, hora, duração, dieta e medicamentos ingeridos e métodos da coleta. Saber como colher a urina certa para o exame solicitado pelo médico, é importante para que o resultado seja o mais fidedigno possível. Vários nomes são usados para se referirem a este tipo de análise: Urina I, EAS, parcial de urina, sumário de urina, exame de urina e outros.
Basicamente a urina é...
tracking img